top of page
Logotipo | e-auto

Piastri: “pole” no Sprint de Spa

Oscar Piastri, em McLaren-Mercedes, conquistou a primeira posição na grelha de partida para a corrida de Sprint integrada no Grande Prémio da Bélgica, a ronda 13 do Mundial de 2025. O australiano comanda o campeonato com mais oito pontos do que o companheiro de equipa, Lando Norris, o terceiro na qualificação de hoje, com parte importante dessa vantagem (cinco pontos) ganha, precisamente, neste formato – grão a grão!...


ree

O australiano Oscar Piastri entrou com o pé direito no programa do Grande Prémio da Bélgica, a ronda 13 da edição de 2025 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, assegurando a primeira posição na grelha de partida para o terceiro Sprint do ano, marcado para amanhã, às 11h00 de Portugal Continental, em Spa-Fracorchamps. Depois, às 15h00, sessão de qualificação para a corrida mais importante do fim de semana, no domingo, às 14h00.



Piastri percorreu os 7,004 km de Spa-Francorchamps em 1.40,510 m, impondo-se a Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT, por 0,477 s. Um resultado importante para o australiano, que está no comando do Mundial com mais oito pontos do que o parceiro de escuderia, o britânico Lando Norris, o terceiro mais veloz na Bélgica, a 0,618 s, uma vez que cinco desses pontos de vantagem foram conquistados nos primeiros dois Sprint da temporada (foi segundo na China atrás de Lewis Hamilton e repetiu a classificação em Miami, desta feita atrás de Norris, que foi só oitavo no Circuito de Shanghai).


ree

Primeiro(s) piloto(s) abaixo de 1.41.000 m na volta a Spa 

Oscar Piastri, nesta qualificação para o Sprint, não foi só dominante. O australiano protagonizou a volta mais rápida de sempre no circuito nas Ardenas, implodindo o recorde de 1,41,252 m que pertencia a Lewis Hamilton e à equipa Mercedes desde a qualificação para o Grande Prémio da Bélgica de 2023. E só ele e Verstappen, até hoje, conseguiram registados abaixo de 1.41,000 m nesta pista com 7,004 km e 20 curvas que recebe a Fórmula 1 pela 58.ª vez em 76 edições do Mundial – as outras edições da corrida belga, que acontece pela 70.ª vez, realizaram-se em Zolder (10) e Nivelles (2). Michael Schumacher (6) e Ferrari (18) são, respetivamente, o piloto e a equipa mais bem-sucedidas na etapa belga do campeonato.



Na qualificação para o Sprint, Hamilton (Ferrari) e Antonelli (Mercedes) eliminados no primeiro segmento da sessão, ambos por erros de pilotagem, enquanto Russell (Mercedes) e Tsunoda (Red Bull) “saíram de cena” no fim do segundo. Ocon (Haas) e Sainz (Williams) surpreenderam, posicionando no “top-6”. Na corrida de sábado, apenas 15 voltas e, provavelmente, debaixo de chuva, a exemplo do que sucederá no domingo, durante o 70.º Grande Prémio da Bélgica, confirmando-se a previsão meteorológica.


ree

Estreia de Laurent Mekies no comando da Red Bull 

Oscar Piastri, neste formato, tem duas vitórias – o recordista é Verstappen, com 11 –, ambas no no Catar (2023 e 2024). Esta sexta-feira, comemorou a terceira “pole” (primeira em 2023, também no Catar, segunda em 2024, em São Paulo, no Brasil). Em Spa, recorda-se, estreia de Laurent Mekies como diretor da Red Bull, devido ao despedimento do britânico Christian Horner do comando da equipa austríaca três dias depois do Grande Prémio da Grã-Bretanha (Silverstone), ronda 12 do Mundial – o inglês Alan Permane sucedeu ao francês na direção da escuderia Racing Bulls.


ree

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
f247d7e7-d434-4333-9669-0c4a004b00ed.JPG
bottom of page