Porsche Macan de regresso com motores de combustão?
- António de Sousa Pereira
- há 3 horas
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Paulatinamente, a gama da Porsche vai perdendo membros equipados com motores de combustão, o que poderá não ser a melhor notícia para uma marca cujos mais recentes resultados registaram quebras inimagináveis há não muito tempo atrás, em boa parte porque os seus indefetíveis não parecem ser os maiores adeptos da eletrificação total.

Se, na gama 718, presentemente, apenas são propostos os muito exclusivos 718 Spyder RS e 718 Cayman GT4 RS (modelos, não só, mas também, pelo seu preço, em ambos os casos acima dos 200 mil euros em Portugal, muito exclusivos), mais recentemente chegou o anúncio de que a produção do Macan animado por motores térmicos cessará em meados do próximo ano, após 12 anos de carreira, e mais de um milhão de unidades vendidas (algumas delas, é certo, mas em reduzida percentagem face ao total, na forma do modelo da nova geração, totalmente elétrico). Podendo as vendas prosseguir até 2027 caso o stock existente assim o permita.
Naturalmente que esta “morte anunciada” pouco dirá aos consumidores europeus, uma vez que o Macan deixou de ser comercializado na maioria dos mercados do Velho Continente em 2024, por não cumprir com as mais recentes normas de cibersegurança GSR2, em vigor desde julho do ano passado. Mas há uma outra notícia que, decerto, será do respetivo interesse: como, até dada altura, a marca de Weissach estava convicta de que a clientela do Macan “convencional” faria a transição para a sua geração 100% elétrica (algo que os números comprovam não estar a acontecer), não estava previsto que o mesmo viesse a ter um sucessor.

Entretanto, a Porsche terá concluído que continua a existir procura que baste para um SUV com motorizações térmicas posicionado abaixo do Cayenne, mas, como o não tinha planeado, não conseguirá disponibilizá-lo no mercado antes de 2028 – algo que, decerto, não a ajudará a sair do “vermelho”. Seja como for, o desenvolvimento deste novo modelo está já em curso, e até poderá ser acelerado tirando partido das sinergias do Grupo VW, nomeadamente recorrendo à nova plataforma Premium Platform Combustion, estreada pelo novo Audi A5, e utilizada, igualmente, pelo novo Audi Q5 SUV (do mesmo modo que o Macan que se apresta a sair de produção teve por base a plataforma do Audi Q5 de então).
Ao que tudo indica, o “novo Macan” será proposto com motores a gasolina e híbridos mas… não se chamará Macan, designação comercial que ficará reservada para o seu “primo” totalmente elétrico. O objetivo é marcar ainda mais a diferença entre ambos, a fazer fé nas palavras de Oliver Blume, o CEO da Porsche recentemente substituído no cargo por Michael Leiters: “será um Porsche muito, muito típico para este segmento, e também diferenciado do Macan EV”. Dos planos do construtor de Estugarda poderá ainda fazer parte o regresso dos 718 Boxster e 718 Cayman equipados com motores de combustão, algo que ainda carece de confirmação.




