top of page
Logotipo | e-auto

Audi estuda regresso do TT

Descontinuado em 2023, o TT pode vir a regressar à gama de automóveis da Audi, embora integrado no esforço de eletrificação que a marca alemã está a empreender. Gernot Döllner, administrador-delegado do fabricante, não confirmou a informação, mas admitiu a necessidade de contar com “um desportivo”.



Lançado originalmente em 1998, o Audi TT assumiu-se como uma “pedrada no charco” ao apresentar um “design” muito compacto e desportivo que se repetiu por mais duas gerações, com a terceira geração a finalizar a sua produção em 2003, na fábrica húngara de Gyor.

 

Porém, os rumores quanto a um hipotético regresso deste modelo persistem e o administrador-delegado da Audi, Gernot Döllner, revelou à revista britânica Auto Express que o TT faz parte do legado da marca e que o seu regresso não seria descabido, a avaliar também pela importância que teve na carreira de Massimo Frascella, diretor de “design” da Audi desde meados de 2024. Döllner admite que o TT já foi tema de conversa entre ambos.


“O TT é um ícone."

“O TT é um ícone. Discuti tanto esse carro com o Massimo Frascella: foi um modelo inspirador para toda a sua carreira”, é citado Döllner na Auto Express, recordando também um episódio curioso na vida de Frascella.



“Quando o TT foi lançado em Itália, o Massimo tirou um dia e foi para um concessionário da Audi em Milão, onde ficou sentado o dia todo a olhar para o carro. O que é absolutamente fantástico é que, de alguma forma, ele parece ter sempre a Audi na sua mente e agora é o momento de deixar os Audi saírem do Massimo Frascella”.

 

Admitindo que o regresso do TT é “possível de pensar”, o responsável máximo pela marca dos quatro anéis concede que “a Audi deve ter um carro desportivo, com certeza. Faz parte do ADN da marca e temos de encontrar a forma correta, em termos de calendário, de o integrar no nosso portefólio”.

 

Uma forma de fazê-lo é através da eletrificação, estando a Audi empenhada em converter-se numa marca totalmente elétrica, podendo também tirar partido de “ferramentas” criadas pela Porsche ao abrigo do desenvolvimento dos Cayman e Boxster elétricos que estão a ser ultimados. Recorde-se que a parceria de desenvolvimento de automóveis entre as duas marcas está longe de ser inédita e, em termos de desportivos, o Porsche Taycan e o Audi e-tron GT contam com grande partilha de componentes.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page