Renault Twingo regressa elétrico
- Pedro Junceiro
- há 2 horas
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O Renault Twingo E-Tech foi oficialmente revelado pela marca francesa, complementando a gama de ícones reinterpretados composta até agora pelos 5 e 4 E-Tech. Exclusivamente elétrico, apresenta motor de 82 cv (60 kW) e é o primeiro modelo da Renault a utilizar bateria LFP, que neste caso permite até 263 km entre recargas. O estilo nostálgico em homenagem ao Twingo da década de 1990 será um dos seus argumentos-chave, bem como o preço, idealmente em torno dos 20.000€.
Desenvolvido em apenas dois anos, num sinal de adaptação à nova era da indústria automóvel, o Renault Twingo E-Tech foi revelado oficialmente como o terceiro membro da família de modelos icónicos 100% elétricos reinterpretados pela marca francesa, ao abrigo do seu plano de eletrificação, sendo os outros os 5 e 4 E-Tech.
Prestando homenagem ao modelo lançado em 1992, o Twingo E-Tech ambiciona responder às mesmas questões – a procura por mobilidade acessível nas cidades, sem prejudicar a funcionalidade do dia-a-dia, num “pacote” caracterizado pela imagem otimista e alegre. Agora, mudando-se os tempos, com recurso a motorização 100% elétrica, utilizando a mesma plataforma dos 5 e 4 E-Tech (AmpR Small), ainda que ligeiramente adaptada para este projeto mais compacto, com o eixo de torção traseiro do Captur em vez da independente. A marca aponta como razões a redução de custos e os benefícios na acomodação de componentes, garantindo, ainda assim, dinâmica divertida.

Desenho feliz
O conceito deste Twingo inspira-se diretamente no modelo de 1992, percetível na dianteira, com os seus faróis salientes redondos, capot inclinado com as três inserções superiores a simularem tomadas de ar (uma delas para abastecer o líquido do para-brisas) e para-choques de aspeto arredondado, formando uma espécie de sorriso com que a Renault quer povoar as cidades, ambiente no qual o Twingo E-Tech estará bastante à vontade, graças a dimensões reduzidas – 3,79 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,49 m de altura e 2,49 m de distância entre eixos.
Atrás, destaque também para o óculo traseiro saliente e para os farolins igualmente circulares. A tecnologia de iluminação LED é de série à frente e atrás. Quanto às jantes, o Twingo terá unidades com embelezadores de 16 polegadas de série (pneus 195/60 R16), mas poderá receber medidas de 18 polegadas em opção (com pneus 205/45 R18), com todas as opções para as rodas a terem nomes de jogos infantis – “Domino” e “Diabolo” nas de 16 polegadas e “Mikado” e “Reverso” nas de 18 polegadas.
As cores propostas serão apenas quatro e, além da tradicional e mais sisuda preta, o Twingo E-Tech terá tonalidades verde, amarela e vermelha. Nota ainda para o abecedário criado para este modelo, visível na designação atrás e no forro interior do tejadilho.
Interior tecnológico
O interior do Twingo E-Tech promove a mesma abordagem otimista do exterior, com “design” cilíndrico do painel de bordo, mas não faltando apontamentos irreverentes, como o botão vermelho em destaque do botão dos quatro piscas ou a cor interior como extensão do exterior. O conceito tecnológico não falta e terá sempre dois ecrãs de série, independentemente da versão de equipamento escolhida – existirão duas, a Evolution e a Techno.
O conceito OpenR consiste no painel de instrumentos de 7 polegadas com grafismos animados e ecrã central de 10 polegadas, o qual agrupa a grande maioria dos comandos e sistemas do veículo. Na versão mais equipada, a Techno, é oferecido o sistema OpenR Link com Google integrado (estreia absoluta no segmento A), o qual permite utilizar navegação pelo Google Maps (com funcionalidades elétricas a incluírem pontos de recarga ou escolha de carga de bateria desejada ao chegar ao destino), bem como recurso a assistente virtual.
O sistema admite atualizações remotas e é ainda possível escolher entre mais de 100 aplicações na loja virtual para reforçar as valências disponíveis a bordo. Outro assistente, mas neste caso com conselhos para melhor aproveitamento do veículo, é o Reno, o avatar que responde, por exemplo, a comandos como a ativação do ar condicionado. De série, a replicação com ou sem fios do Android Auto e Apple CarPlay está assegurada. O modelo pode receber ainda sistema de som Arkamys com seis altifalantes e ambientes sonoros criados pelo “pai” da música eletrónica, o francês Jean-Michel Jarre.

No que diz respeito ao espaço, a marca garante habitabilidade ao nível de um segmento B (“para quatro adultos”), com bancos traseiros deslizantes independentes em 17 cm, o que melhora a capacidade da bagageira, que é de 305 litros (VDA), podendo superar os 1.000 litros com o rebatimento dos encostos traseiros, o que pode ser feito com grande facilidade até a partir da bagageira. O banco do passageiro dianteiro pode ainda ser rebatido para transportar objetos com até dois metros de comprimento.
O interior poderá ainda beneficiar com muitos elementos de personalização, incluindo peças feitas em impressão 3D, além de recorrer ao conceito Youclip já visto nos Dacia.
Opção elétrica única
O Twingo E-Tech conta unicamente com uma versão de motorização: debita 82 cv (60 kW) de potência, 175 Nm de binário e é alimentada por bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), uma estreia absoluta na Renault, sendo escolhida por ser mais sustentável e menos dispendiosa. Tem uma capacidade útil de 27,5 kWh e admite autonomia em ciclo combinado até 263 km com jantes de 16 polegadas (serão cerca de 250 km com as de 18 polegadas).
Uma vez que é um modelo muito focado na cidade, a marca oferece de série apenas carregador de bordo CA de 6,6 kW, com que passa de 10 a 100% em 4h15. Opcionalmente, com o pack “Advanced Charge”, será possível contar com carregador de bordo CA de 11 kW (2h35 de 10-100%) e carregador rápido CC de 50 kW, com que passa de 10 a 80% em 30 minutos. Passa também a dispor de função bidirecional (V2L).
Acelera dos 0 aos 100 km/h em 12,1 segundos e dos 0 aos 50 km/h em 3,85 segundos, apontando ainda os 130 km/h como velocidade máxima. A Renault destaca ainda o peso contido – 1.200 kg na versão Evolution – como um atributo positivo para a dinâmica e para a eficiência.

Data de chegada
Apesar de ter sido desenvolvido a pensar na Europa, o Twingo E-Tech beneficiou da assistência de um centro de investigação estabelecido na China, denominado ACDC, onde cerca de 150 funcionários cooperaram para acelerar a conceção deste citadino elétrico. A produção será feita na fábrica de Novo Mesto, na Eslovénia, esperando-se a chegada ao mercado no final do primeiro semestre de 2026, com preços esperados pouco abaixo de 20.000€, de base (sem incentivos).
























































