SEAT Leon Sportstourer FR e-Hybrid
- José Caetano

- 11 de ago.
- 3 min de leitura
Nos 75 anos da SEAT, 25 do Leon! A efeméride assinala-se com atualização do automóvel concorrente na categoria dos compactos e que contabiliza mais de 2,5 milhões de unidades vendidas desde 1999. Na edição “2.0” da quarta geração, na berlina de 5 portas e na carrinha, motorização híbrida Plug-In que permite mais de 130 km de condução sem intervenção da mecânica de combustão interna.

O Leon é automóvel importante para a SEAT e é-o desde 1999, o ano da introdução do original, que tinha desenho de Giorgetto Giugiaro, da Italdesign. Recentemente, a marca atualizou a quarta geração do compacto, que surgiu no mercado europeu em 2020, coincidindo com a crise pandémica, episódio dramático que não mudou a história de sucesso de modelo que totaliza já mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos!
Em 2024, a procura do Leon no mercado nacional aumentou 74%, na comparação com 2023. No caso da variante Sportstourer, crescimento ainda mais significativo: 108% – segunda carrinha mais vendida no segmento C, devido ao êxito do formato entre as empresas, que representam a maioria das matrículas de carros novos em Portugal (e significou 87% dos registos desta carroçaria).

Entre as diversas atrações da edição 2.0 da quarta geração do compacto da SEAT, motorização híbrida Plug-In nova, que tem a particularidade de associar eficiência acima da média com “performances” excecionais, considerando-se, obviamente, o patamar de potência: 204 cv. No e-Hybrid, 1.5 Turbo com 150 cv e motor elétrico com 116 cv, bateria de iões de lítio com 25,7 kWh de capacidade nominal e, ainda, caixa automática de 6 velocidades e embraiagem dupla. O rendimento máximo do sistema é de 204 cv e 350 Nm.

No entanto, no Leon Sportstourer e-Hybrid, mais do que as “performances” (0-100 km/h em 7,9 s, velocidade máxima de 220 km/h), impressiona-nos a autonomia do modo de condução 100% elétrico, que excede os 130 km! No teste, não igualámos os registos reivindicados pela SEAT, é verdade, mas consumimos apenas 1,7 litros de gasolina em percurso com 100 km que incluiu cidade, estrada e autoestrada, e acabámos esta prova cumprida, integralmente, no programa de condução Hybrid e no modo Comfort com 15 km de reserva de energia na bateria. No sistema Driver Profile, mais três programas (Eco, Performance e Individual) com interferência nos funcionamentos de diversos parâmetros do automóvel, da reação da mecânica ao pedal acelerador à firmeza da suspensão, do tato da direção ao funcionamento da climatização. Também é possível ativar-se o programa de condução 100% elétrico e garantir a manutenção de nível de carga em bateria que admite recarregamentos rápidos (corrente contínua) com potências até 50 kW.

O Leon Sportstourer e-Hybrid, na versão de topo FR, está equipado com faróis LED Matrix e Digital Cockpit que combina os monitores digitais da instrumentação e do equipamento multimédia (o primeiro tem 10,25’’ e o segundo 12,9’’). O “software” foi otimizado e o painel de bordo também ganhou comandos retroiluminados para a climatização e o sistema de som. Referência, ainda, para o reforço dos sistemas de assistência eletrónica à condução.
A versão e-Hybrid posicionada no topo da gama Leon e satisfaz as expectativas de todos os condutores que aplaudem a eficiência, mas não desprezam as emoções ao volante. No programa Auto, pressionando o pedal do acelerador a fundo, ativa-se o “kickdown” que “desperta” o modo “Boost”. Assim, liberta-se toda a potência de sistema que também consegue disponibilizar o binário máximo de forma quase instantânea, devido à atuação do motor elétrico.
Dinamicamente, o Leon beneficia até do posicionamento sob os bancos traseiros, o que origina redistribuição do peso valorizadora do comportamento do carro, por aumentar a agilidade em curva. Para os adeptos da personalização do automóvel, atenção: o recurso aos opcionais pode inflacionar (muito!) o preço do Sporstourer e-Hybrid.
































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