Skoda Fabia 130 é o mais veloz de sempre
- João Isaac

- 8 de out.
- 2 min de leitura
Edição especial celebra o 130º aniversário da marca de Mladá Boleslav, mas também a sua longa história no mundo do desporto motorizado.

A Skoda deu recentemente a conhecer o novo Fabia 130, uma versão especial que visa celebrar, por um lado, os 130 anos de história do fabricante da República Checa e, por outro, a sua rica e extensa herança no mundo da competição.
Construído com base na edição Monte Carlo, o novo Fabia 130 está equipado com um motor 1.5 TSI de 177 cavalos que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 228 km/h, assumindo-se, assim, como o Fabia de série mais veloz de sempre. O motor tem por base a variante de 150 cv e foi desenvolvido pelo próprio departamento técnico da Skoda. O binário de 250 Nm está disponível entre as 1500 e as 4000 rpm.
Também a transmissão DSG de 7 velocidades foi alvo de melhorias, permitindo explorar mais os altos regimes do motor – 177 cv disponíveis entre as 5750 e as 6000 rpm – bem como proporcionar reduções melhoradas no modo Sport para uma melhor fluidez nas passagens. De acordo com a Skoda, o seu novo desportivo compacto acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

O chassis do Fabia 130 foi também modificado, dispondo agora de uma suspensão rebaixada em 15 milímetros, bem como de jantes de 18 polegadas. O sistema de direção conta com uma nova calibração que lhe permite proporcionar uma resposta mais direta aos comandos do condutor. As ajudas eletrónicas podem ser ajustadas de forma a reduzir a sua intervenção e, assim, dar uma maior liberdade de movimentos ao Fabia.
Esteticamente, o “130” destaca-se principalmente pelos detalhes em preto, em particular os pilares e o tejadilho, bem como o spoiler dianteiro e aileron e difusor traseiros. Os faróis contam também com interior em negro, acabamento que se estende às jantes de liga leve. Discretos, mas relevantes, os emblemas especiais “130” destacam-se nos guarda-lamas dianteiros. O novo Fabia desportivo está disponível em quatro cores de carroçaria: branco, azul, vermelho e preto.
No interior, o Fabia 130 está equipado com bancos desportivos com regulações elétricas, capas metálicas nos pedais e volante de três braços para assegurar o essencial visual racing. As placas de proteção nas embaladeiras são também exclusivas desta versão comemorativa. Desde 1999, ano em que foi lançada a primeira geração do Fabia, a Skoda já produziu mais de 5 milhões de unidades do seu utilitário.













Comentários