Terceiro "round" de 2025 no CPR
- José Luís Abreu
- 1 de mai.
- 3 min de leitura
Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2), campeão em título, venceu as primeiras duas rondas da edição de 2025 do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ostentando um domínio que tem vindo a ser pouco contestado, da primeira especial de Fafe à última do Algarve, mas o facto do norte-irlandês ter ganho 10 troços, contra nove de Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2), segundo nos dois ralis, deixa antever uma boa luta na terceira prova do ano, o Rali Terras D’Aboboreira.

O Rali Terras D’Aboboreira, nos dias 2 e 3 de maio, para além do duelo na frente do pelotão, com Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2) a tentar contrariar o domínio de Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2), tem outros pretendentes aos primeiros lugares, nomeadamente Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2), José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2), Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2), Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2), Rúben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2) e o novo recruta da Hyundai, Gonçalo Henriques (Hyundai i20 N Rally2), por isso prometendo animação e luta.
Até aqui, Armindo Araújo (Skoda) alcançou um pódio em Fafe e um quarto lugar no Algarve, enquanto Ricardo Teodósio (Toyota) foi quarto em Fafe e quinto no Algarve. Quem baralhou um pouco as contas foi Gonçalo Henriques (Hyundai), com o seu surpreendente – para quem não assistiu à prova – terceiro lugar no Algarve. Agora, na Aboboreira, missão um pouco mais difícil para o jovem piloto, mas há que contar com ele para as lutas entre os melhores portugueses, assim como com José Pedro Fontes (Citroën), Pedro Almeida (Skoda), Pedro Meireles (Skoda) e Rúben Rodrigues (Toyota).

Para já, no campeonato, atrás dos dois “estrangeiros, o mais bem classificado, os mais bem classificados são Armindo, Teodósio e Pedro Meireles, que tem os mesmos pontos de Fontes. Gonçalo Henriques é sétimo, mas fez só o Algarve, seguindo-o Pedro Almeida.
Voltando a Meeke e a Sordo, o norte-irlandês, que mudou da Hyundai para a Toyota na passagem de 2024 para 2025, vem de dois triunfos na prova (2023 e 2024), mas Sordo esteve presente na edição do ano passado, num Rally1 da Hyundai. Antecipa-se um duelo bem interessante, esperando-se que desta feita não exista nenhum com qualquer dos dois para ver se temos uma prova para decidir apenas com a bandeira de xadrez à vista. A chuva esperada nos dois dias de prova pode revelar-se um elemento determinante.

Outra boa surpresa nesta prova será a estreia de Diogo Marujo aos comandos de um Skoda Fabia Rally2 Evo, inserindo-se num pelotão Rally2 português que se apresenta em força. Também estão confirmados pilotos como Diogo Salvi, Ernesto Cunha, Paulo Neto, Paulo Caldeira e Ricardo Filipe, todos ao volante de diferentes versões do Skoda Fabia.
Mais equilíbrio nas 2RM
O plantel das duas rodas motrizes no Terras d’aboboreira é extenso, isto numa competição que teve um começo de temporada bem interessante, com dois vencedores em duas provas, e com cinco pilotos diferentes nos pódios. Numa competição que perdeu dois dos seus “ases”, Gonçalo Henriques e Hugo Lopes, caras novas e manutenção da competitividade.
Até aqui, com uma vitória e um segundo lugar, no CPR 2RM, Guilherme Meireles, lidera a competição, à frente de Sérgio Dias. Vencedor no Algarve, Ricardo Sousa quer ultrapassar rapidamente o azar mecânico de Fafe para se chegar mais ao topo da classificação, numa competição bem dividida entre pilotos experientes e jovens lobos. O facto de se realizarem também provas da Peugeot Rally Cup Portugal e da Peugeot Rally Cup Ibérica torna este evento muito ‘estratégico’, já que existem pilotos que dão primazia a umas competições e outros…a outras!

O Rali Terras D’Aboboreira será também a prova de abertura da Peugeot Rally Cup Ibérica, reunindo um número significativo de concorrentes nos 208 Rally4, tanto mais que também pontua para a Peugeot Rally Cup Portugal. O rali integra, ainda, a PAST Rally3 Trophy Iberia, competição com os Ford Fiesta Rally3, e marca pontos para o Campeonato Promo e a Taça de Portugal de Clássicos.
Organizado pelo Clube Automóvel do Amarante, o Terras D’Aboboreira percorre Amarante, Baião e Marco de Canaveses, e atraiu 71 equipas, incluindo 23 Rally. Neste rali com 422,12 km, incluindo 114,45 km ao cronómetro arrumados em 10 "especiais", presença do francês Adrien Fourmaux, num Hyundai i20 N Rally1, que decidiu aproveitar esta oportunidade para preparar, extracompetição, a participação na próxima ronda do Mundial, o Rali de Portugal (15 a 18 de maio).
Comments