Vendas de carros aumentam 4,2% no 1.º semestre do ano
- Pedro Junceiro
- há 6 dias
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Atualizado: há 5 dias
As vendas de automóveis novos em Portugal cresceram 4,2% no primeiro semestre de 2025 em comparação com o ano passado, de acordo com os últimos dados da ACAP. Entre os ligeiros de passageiros novos, os elétricos representaram 20,2% das unidades matriculadas nos primeiros seis meses do ano.

No final do primeiro semestre de 2025, as matrículas de automóveis novos em Portugal apresentam uma tendência positiva, de acordo com os dados mais recentes avançados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que dá conta de um aumento total de 4,2% em comparação com o mesmo período de 2024.
Ou seja, contabilizando todos os tipos de veículos, foram matriculados 143.012 automóveis novos entre 1 de janeiro e 30 de junho, o que traduz a continuidade da recuperação pós-pandemia.
Cingindo-se apenas ao mês de junho, foram matriculados 26.356 veículos, mais 7,3% do que no mesmo mês de 2024.
No mercado de ligeiros de passageiros (sendo o mais representativo), matricularam-se em junho 23.184 unidades, mais 14,8% do que no mesmo mês do ano passado. No acumulado do semestre, as vendas deste tipo de veículo ascendeu a 124.026 unidades, mais 6,5% relativamente ao período homólogo de 2024.

No caso dos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, importa reter que a maioria das matrículas (65,5%) referem-se a veículos movidos por outros tipos de energia que não combustão interna. Em particular, verifica-se que 20,2% dos carros matriculados eram elétricos (BEV). Os híbridos (HEV) representaram, no entanto, a maior fatia, com 24% do total de ligeiros de passageiros matriculados. No mês de junho, o peso dos elétricos não foi muito diferente, com 20% do total de vendas.
Por seu turno, no mercado de ligeiros de mercadorias registou-se um decréscimo de 21,9% em junho, com 2.727 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 15.761 unidades, o que representa uma queda de 6,5% face ao mesmo período do ano de 2024.
Por fim, no mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em Junho de 2025 verificou-se um decréscimo de 49,2% em relação ao mês homólogo de 2024, tendo sido comercializados 445 veículos. Nos seis meses de 2025, registaram-se 3.225 unidades, menos 17,6% face ao mesmo período de 2024.

Peugeot reina no semestre
Por marcas e no mercado de ligeiros de passageiros, os dados da ACAP confirmam o estatuto dominante da Peugeot, com a companhia francesa a liderar não só em junho, como também no acumulado do semestre e com grande vantagem.
Analisando unicamente o sexto mês de 2025, a Peugeot teve um crescimento de 28,7%, com 2.255 unidades matriculadas, o que lhe valeu uma quota de mercado de 9,73%. A marca que mais se aproximou foi a Mercedes-Benz, com 1.811 unidades, apresentando também uma subida de 27,9% no mês para uma quota de 7,38%. O lugar mais baixo do pódio pertenceu à Dacia, com a marca romena a matricular 1.712 unidades, subindo 27,9% face ao mesmo mês do ano passado (7,38% de quota).
Com dez marcas a superarem a barreira das 1.000 unidades matriculadas, nota ainda para a prestação da Renault, com 1.575 unidades (+33,4%), Volkswagen, com 1.486 unidades (+9,3%) e Tesla, que voltou a apresentar valores bem positivos e até a superarem os do mesmo mês do ano passado. A marca americana matriculou 1.315 unidades, subindo 7,3% face ao mesmo mês de 2024.

No acumulado, então, a Peugeot solidificou a sua liderança, com um total de 13.151 unidades já matriculadas, subindo 13,7% em comparação com o mesmo período do ano passado e com uma quota de mercado de 10,60%. Em contraponto, a batalha pelas três posições seguintes é bem mais renhida e protagonizada por Dacia, Mercedes-Benz e Renault.
A marca romena está em segundo, com 9.425 unidades matriculadas (+9,2%), com a Mercedes nos seus “calcanhares”, com 9.415 unidades (+9,1%). Na quarta posição aparece a Renault, com 9.294 unidades contabilizadas (+7,5%), fazendo assim uma luta a três pelas posições mais baixas do pódio.
As posições seguintes são ocupadas por marcas também com ganhos percentuais: em quinto, a BMW (7.438 unidades; +6,3%), seguida de Volkswagen (7.199 unidades; +12,8%) e Toyota (6.549 unidades; +7,4%).
Na oitava posição, a Citroën é a única que regista valores negativos, com 5.954 unidades matriculadas, mas menos 17,1% em comparação com os valores do ano passado. O arranque de ano com mudança de gama no C3 Aircross ajuda a explicar esta situação.
O “top-10” é complementado pela Kia (4.959 unidades; +10,6%) e pela Nissan (4.747 unidades; +8,4%).

Mais abaixo na tabela, cabe à Tesla a maior descida no total dos seis primeiros meses do ano, com a marca de Elon Musk a cair 25,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, com 4.088 unidades matriculadas, aqui também podendo ser explicado com a mudança de ciclo do Model Y, mas também por questões externas relacionadas com as polémicas alimentadas por Musk na política americana.
Por outro lado, vale a pena salientar o desempenho das chinesas BYD e MG (embora de herança britânica), com crescimentos de 194,5% e de 95,4%, respetivamente, explicados pelos alargamentos das suas gamas.

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