Vendas de elétricos aumentam 30,9%
- Pedro Junceiro
- 4 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de fev.
As vendas de automóveis ligeiros de passageiros equipados com motores elétricos em vez de mecânicas de combustão interna progrediram quase 31% em janeiro, comparativamente ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os dados mais recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), mantendo-se, assim, a trajetória de crescimento da procura da tecnologia no nosso País.

As matrículas de automóveis eletrificados tiveram em janeiro um desempenho positivo, com 8803 automóveis vendidos, um aumento de 17,8% no total de todos os tipos de carroçarias (passageiros, comerciais e pesados) e de tecnologias (entre elétricos, híbridos Plug-In e híbridos).
No que respeita aos automóveis ligeiros de passageiros eletrificados, matricularam-se em Portugal 8516 unidades, também um aumento de 17,8% em comparação com janeiro do ano passado, compreendendo elétricos, híbridos Plug-In (PHEV) e híbridos (HEV).
Especificamente, observando os veículos elétricos, em janeiro, registou-se um aumento de 30,9%, ainda em comparação com o mesmo mês de 2024, tendo sido matriculados 3265 unidades. Já os PHEV tiveram um decréscimo de 10,5%, para um total de 1940 unidades, ao passo que os HEV tiveram um desempenho oposto, com um crescimento de 29,1%, para um total de 3311 unidades, ou seja, um registo acima dos elétricos.

Já nos ligeiros de mercadorias eletrificados (elétricos, híbridos Plug-In e híbridos), registou-se, em janeiro um crescimento de 15,5%, comparativamente ao mês homólogo de 2024, para 275 unidades. Nos comerciais ligeiros puramente elétricos, o aumento foi de 14,4%.
Por último, no mercado de pesados, que engloba passageiros e mercadorias, 12 unidades 100% elétricas registadas, um crescimento de 9,1%.
Tesla, Mercedes e Toyota lideram categorias
Como já é hábito, o segmento dos ligeiros de passageiros elétricos foi liderado pela Tesla, que matriculou 389 unidades, o que representou um retrocesso de 29,1%, face ao mesmo mês do ano passado, quando matriculou 549. Isto teve impacto direto na quota de mercado (quebra de 22,01% para 11,91%).

Assistiu-se à aproximação da BMW e da BYD, que empataram no número de ligeiros de passageiros elétricos, com 331 unidades matriculadas. Porém, cada marca teve um aumento distinto: a BMW cresceu 1,8%, enquanto a BYD teve um aumento de 158,6%, tendo ambas uma quota de mercado de 10,14%.
Em quarto lugar aparece a Peugeot, que foi outra das marcas com um crescimento nos elétricos, com 278 unidades e um aumento de 164,8%, seguindo-se a Mercedes-Benz, com 179 unidades (-1,1%), e a Dacia, que registou 154 unidades e teve um aumento de 327,8%, “obra” da chegada da geração nova do Spring. Outras marcas em destaque: Kia (149 unidades, +104,1%), Renault (140, +483,3%) e Citroën (134, +71,8%).
Resultado interessante o da Porsche, que matriculou 109 elétricos e teve um aumento de 3533,3%, o que se justifica grandemente com a chegada do Macan de nova geração.

Nos híbridos Plug-In (PHEV), a Mercedes-Benz liderou com 411 unidades, menos 32,1% do que no mês de janeiro de 2024, seguindo-se a BMW, como 328 unidades e um aumento de 28,1%, ao passo que a Volvo ocupou a terceira posição, com 155 unidades e um aumento de 16,5%.
Nos híbridos (HEV), a Toyota mantém a sua liderança, com 797 unidades matriculadas e um aumento de 4,6%, ao passo que a Peugeot foi a marca que mais cresceu em termos percentuais: com 499 unidades matrículas, a marca francesa saltou para o segundo lugar, como um crescimento de 2395%. A Ford encontra-se na terceira posição, com 274 unidades, menos 16,5%.

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