Mais espaço, maior capacidade de carga e de reboque e propulsão elétrica. Nova dupla de modelos da Volkswagen Veículos Comerciais substitui geração T6.1 produzida até 2024.

A Volkswagen Veículos Comerciais apresentou à imprensa, em Atenas, as novas gamas Transporter e Caravelle, nova dupla de modelos que, ao substituir a geração T6.1 produzida até ao ano passado, completa a oferta igualmente composta pelas linhas de produto Multivan/ California e ID. Buzz/ID. Buzz Cargo.
A marca alemã atualizou ambos os modelos de forma abrangente, passando a oferecer um maior número de estilos de carroçaria e versões, sendo uma das grandes novidades a introdução de versões puramente elétricas a bateria, bem como, numa fase posterior, de opções híbridas plug-in.

O Transporter está disponível na variante furgão fechado Cargo e CrewVan para o transporte combinado de passageiros e de carga. Estão disponíveis, consoante a versão, duas opções de distância entre eixos e de altura de tejadilho. Já a gama Caravelle foca-se essencialmente no transporte de passageiros, com lotações máximas de oito ou nove passageiros e, tal como o Transporter, está disponível em duas variantes de distância entre eixos.
Com um aumento generalizado das suas dimensões exteriores, a Volkswagen Veículos Comerciais garante que todos os modelos garantem um aumento significativo do espaço disponível no habitáculo, bem como no compartimento de carga. No que diz respeito à variante Transporter de maiores dimensões, a marca destaca, por exemplo, a possibilidade de serem agora transportadas três europaletes. Em termos de capacidade de reboque, o valor máximo é agora de 2,8 toneladas, de acordo com a versão. A carga máxima admissível no tejadilho foi igualmente alvo de melhorias, subindo de 150 para 170 kg nos modelos furgão, CrewVan e Caravelle.
O catálogo de motorizações inclui, para além da oferta Diesel 2.0 TDI com níveis de potência de 110, 150 ou 170 cavalos (variante mais potente não será comercializada no mercado nacional) - com caixa manual ou automática e com tração integral opcional - os novos propulsores 100% elétricos dos e-Transporter e e-Caravelle, disponíveis 136, 218 ou 286 cavalos e com tração traseira, estando, no entanto, prevista a configuração de tração integral em ambos os modelos. A bateria elétrica tem uma capacidade útil de 64 kWh.

Já as futuras versões eHybrid - híbridas plug-in – do Transporter proporcionarão uma autonomia elétrica máxima de 60 quilómetros e disponibilizarão 232 cavalos, potência entregue às rodas da frente através de uma transmissão CVT. A sua chegada, tal como a da variante elétrica de tração integral, está prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Em termos de gama, as variantes de carroçaria Transporter Cargo e CrewVan estarão disponíveis em Portugal no nível base, designado apenas pelo nome do modelo ou com o pacote opcional PanAmericana, o qual se destaca pelo visual exterior de inspiração mais aventureira e um interior com elementos mais sofisticados. Já o Caravelle é proposto nos níveis de equipamento Life, Style e também com o pacote PanAmericana.
O novo Transporter é proposto a partir de 30.800 euros
O novo Transporter é proposto a partir de 30.800 euros mais IVA e o novo Caravelle desde 43.000 euros mais IVA. As primeiras unidades estarão disponíveis para entrega a partir do próximo mês de março.
Para conhecer, ao detalhe, na próxima edição de E-Auto.
Comments