top of page
Logotipo | e-auto

Volvo ES90 em Portugal por 72.950 €

O Volvo ES90 já está à venda em Portugal, com o “fastback” elétrico da marca sueca propriedade do consórcio chinês Geely a ser apresentado pela como o automóvel mais sustentável na história de fabricante que mantém ambições no segmento “premium”. Os preços começam nos 72.950 € e as primeiras unidades serão entregues aos clientes apenas durante o primeiro trimestre de 2026.


ree

Fiel à linguagem minimalista da Volvo, o ES90 é o mais recente membro da família de automóveis elétricos da marca sueca, promovendo uma renovação tecnológica muito completa em simultâneo com a promoção dos patamares de funcionalidade e de segurança. Na estreia em Portugal, o ES90 destacou-se por combinar as linhas de uma berlina com o conceito de um “fastback”, combinação que resulta de trabalho aerodinâmico muito apurado realizado pelos engenheiros do construtor.

 

Medindo 5,000 m de comprimento, o ES90 tem apresentação musculada e dimensões que visam melhorar a funcionalidade, o que também explica os mais de 3 m de distância entre eixos (3,102 m), a razão por detrás do desafogo que encontramos num habitáculo bastante requintado, neste caso construído com recurso a muitos materiais reciclados, sinal claro de adesão da Volvo à economia circular.

 

ree

O ES90 é definido, aliás, como o carro mais sustentável da marca sueca, por ser produzido com recurso só a eletricidade 100% renovável, polímeros reciclados (22%), alumínio reciclado (24%) e aço reciclado (18%). A bordo, também há madeira de origem certificada e revestimentos em couro sintético.


Existem sete cores exteriores e quatro opções de jantes, todas com 20’’ ou 22”.

 

O desenho não foge ao típico da Volvo, com linhas muito “limpas”, destacando-se, na dianteira, os faróis com a assinatura luminosa do “Martelo de Thor”, enquanto a traseira tem farolins LED que forma um “C”, o que confere robustez e volume à apresentação. O portão com óculo integrado facilita o acesso a compartimento de carga com 424 litros, capacidade que pode aumentar-se para 733 litros, através do rebatimento dos encostos posteriores. Adicionalmente, à frente, sob o “capot”, também há compartimento para arrumação - o “frunk” tem 22 litros, capacidade suficiente para guardar os cabos de carregamento da bateria, entre outros objetos.


ree

Uma sala de estar escandinava 

Regressando ao interior e à filosofia escandinava, nota para os seis temas de iluminação ambiente e para o tejadilho eletrocromático com proteção UV de 99,9%, sistema que permite variar os níveis de opacidade (ou transparência) em função das preferências dos ocupantes. A marca apresenta o ES90 como um “refúgio em movimento”, por adaptar-se às diferentes necessidades dos condutores, e a acústico apurada ambiciona transformar o habitáculo num espaço extremamente silencioso.

 

A marca procurou, ainda, conceber um interior com o mínimo de distrações possíveis. Essa preocupação nota-se no painel de instrumentos digital (9’’), que apresenta apenas as informações essenciais, o que contribui para mais segurança na condução. Esse ecrã é complementado pelo monitor de 14,5’’ do sistema multimédia, que está posicionado na vertical e admite comandos táteis (o sistema integra pacote de serviços da Google e diversas funções avançadas de segurança, como o estacionamento com visão de 360º).



Nota, também, para o sistema de som Bowers & Wilkins. Na mais completa das três versões propostas para o ES90, 25 altifalantes, tecnologia Dolby Atmos e modo que recria a acústica dos lendários Abbey Road Studios, em Londres, Inglaterra.

 

Arquitetura avançada 

Baseada na plataforma SPA2 com arquitetura elétrica de 800 V, o ES90 partilha com o EX90 a tecnologia “Superset” da Volvo, conceito modular de “hardware” e “software” que suportará todos os próximos carros elétricos da marca. Esta base permite melhorias contínuas no desempenho e na segurança, através de atualizações “over-the-air”. A utilização desta base também permite aumentar a potência (até 25%) e diminuir o peso.


ree

A marca proporá três versões, mas só uma tem já preços definidos para Portugal, a Single Motor Extended Range (333 cv/245 kW e 480 Nm), que tem motor traseiro e percorre até 651 km entre recargas. A bateria tem 88 kWh de capacidade útil e recarrega com potências até 310 kW, com corrente contínua, o que permite ganhar 260 km de autonomia em 10 minutos.

 

Posteriormente, introdução do Twin Motor (449 cv/330 kW) e do Twin Motor Performance (680 cv/500 kW), ambas com dois motores, quatro rodas motrizes e baterias com 102 kWh de capacidade útil (mais 300 km de condução com 10 minutos de alimentação a 350 kW). Curiosamente, mesmo não apresentando a designação de Extended Range, estas versões são as de maior autonomia – até 700 km, de acordo com a Volvo.

 

No ES90, níveis elevados de proteção dentro e fora de automóvel com cinco radares, sete câmaras e 12 sensores ultrassónicos (geração nova do sistema Safe Space Technology). Para o Single Motor Extended Range, três níveis de equipamento, Core, Plus e Ultra, com preços a partir de 72.950 €, 77.000 € e 85.650 €, respetivamente.

bottom of page