Volvo: IA previne acidentes
- João Isaac
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
Tecnologia da inteligência artificial está a apoiar o fabricante sueco propriedade do consórcio chinês Geely no desenvolvimento de fórmulas para antecipação do risco de acidente com mais eficácia e rapidez.

A Volvo continua focada em proporcionar a máxima segurança nos seus automóveis, elevando-a a um novo patamar com a introdução da tecnologia da inteligência artificial. A marca está a utilizar cenários virtuais, mas com um grande grau de realismo, para desenvolver os seus softwares de segurança automóvel de uma forma mais rápida e eficaz.
Através desta ferramenta, as equipas de desenvolvimento da Volvo sintetizam dados reais recolhidos pelos sensores dos seus automóveis – travagens de emergência ou mudanças bruscas de direção, por exemplo – para posteriormente analisar, reconstruir e antecipar situações de risco. Graças à técnica computacional Gaussian Splatting, a marca sueca consegue assim recriar ambientes ultrarrealistas em 3D a partir de imagens reais.
“Já temos milhões de dados de momentos que nunca aconteceram e que utilizamos para desenvolver o nosso software. Graças ao Gaussian Splatting, podemos pegar num desses casos raros e replicá-lo em milhares de novas variações do cenário para treinar e validar os nossos modelos. Isto tem o potencial de desbloquear uma escala que nunca tivemos antes e até de identificar casos extremos antes que estes aconteçam no mundo real” Alwin Bakkenes, Head of Global Software Engineering da Volvo Cars.
Com esta solução passa a estar disponível uma praticamente ilimitada quantidade de cenários, com um grande número de variáveis manipuláveis, como por exemplo, a alteração das condições do tráfego ou a criação de obstáculos inesperados. O software desenvolvido pode assim ser afinado e validado em apenas alguns dias e não em meses, sendo ainda possível simular cenários mais raros que podem vir a fazer toda a diferença em condições reais de condução.
Comentários