T-Roc Cabrio apresentado em 2020 não entra nos planos para a geração nova do SUV. Compacto fabricado em Portugal tem sucessão planeada para 2025
É o segundo descapotável mais vendido no mercado europeu, atrás apenas da variante Cabrio do Mini, mas esse estatuto não é suficiente para a VW equacionar geração nova do modelo introduzido no catálogo da marca alemã em 2020! O T-Roc Cabrio tem saída de cena programado para 2025, o ano do lançamento do sucessor do SUV fabricado na Autoeuropa de Palmela, sabe E-AUTO. Assim, após este ponto final, zero descapotáveis na gama do fabricante!
A decisão da VW deve-se a diversas razões. O T-Roc, na segunda geração, adota a MQB Evo, passando a partilhar a plataforma com as edições novas de Golf, Passat ou Tiguan. Após a introdução do SUV compacto, para a marca alemã, mais nenhum modelo novo no catálogo europeu da marca equipado somente com motores de combustão interna, admitiu Kai Grunitz, o diretor de desenvolvimento do construtor.
Nos primeiros 11 meses do ano passado, T-Roc terceiro na tabela dos automóveis mais vendidos no mercado europeu, com 191.015 exemplares – e este número inclui 11.693 unidades do Cabrio com capota têxtil comandada eletricamente e fabricado pela marca na Alemanha (Osnabrück) e não no nosso País. “A procura de descapotáveis é cada vez mais reduzida e isso torna-os muito pouco interessantes e rentáveis”, admitiu o mesmo responsável.
A VW introduziu o T-Roc em 2017. Na próxima geração, com a mudança de plataforma, SUV compacto com novidades técnicas e tecnológicas, antecipando-se, por exemplo, a disponibilidade do automóvel tanto com motorização híbrida Plug-In (PHEV) como com suspensão adaptativa (amortecimento variável controlado eletronicamente). Por fim, a marca alemã também planeia a digitalização do painel de bordo do modelo.
Comments