top of page
Logotipo | e-auto

Zeekr 7X na Europa

Foto do escritor: João IsaacJoão Isaac

Atualizado: 18 de dez. de 2024

Países Baixos, Suécia e Noruega no arranque da comercialização do SUV elétrico da Zeekr no mercado europeu. A marca chinesa é propriedade da Geely, consórcio que integra Lynk & Co, Lotus, Polestar, Proton ou Volvo, controla 17% da Aston Martin e detém 50% da Horse Powertrain, "joint-venture" com a Renault para motores.


Zeekr 7X

O Zeekr 7X é o terceiro modelo da marca a chegar à Europa, depois da shooting brake 001 e do SUV urbano X. O modelo familiar 100% elétrico entra no continente europeu através de três mercados, Suécia, Noruega e Países Baixos, estando as primeiras entregas a clientes agendadas para o verão de 2025.


O 7X foi concebido no centro de design da Zeekr em Gotemburgo, na Suécia

O 7X foi concebido no centro de design da Zeekr em Gotemburgo, na Suécia, e assenta sobre a plataforma modular SEA, partilhada com os modelos previamente lançados. É igualmente o primeiro modelo na Europa a apresentar a nova linguagem estilística da marca na secção dianteira.


Zeekr 7X

Em termos de dimensões, o Zeekr 7X “vai a jogo” com 4.787 milímetros de comprimento e uma distância entre eixos de 2.900 mm. Graças aos vãos curtos, bem como a jantes que podem chegar às 21 polegadas, a Zeekr destaca a robustez e o dinamismo transmitido pelo seu novo SUV. Em termos de versatilidade, a bagageira de 537 litros é complementada por um espaço de carga na dianteira com 66 litros.


No habitáculo, a Zeekr promete níveis de habitabilidade e conforto de referência para cinco passageiros, para além de uma experiência digital igualmente impressionante graças ao elevado poder de processamento da tecnologia instalada e, por exemplo, ao ecrã tátil de alta-definição de 16 polegadas, bem como ao heads-up display de realidade aumentada com 36,2”. Para além disso, está disponível um sistema de reconhecimento por voz suportado por inteligência artificial.



Gama com três versões

As versões Premium e Long Range estão equipadas com um motor elétrico de 421 cavalos e 440 Nm no eixo traseiro e contam com uma autonomia estimada de 480 e 615 quilómetros, respetivamente. Já a versão topo de gama Performance dispõe de dois motores, um por cada eixo, para disponibilizar uma potência total de 639 cavalos e um binário combinado de 710 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 3,8 segundos.


A variante Premium do 7X está equipada com a bateria Golden de 75 kWh com química LFP, enquanto as versões Long Range e Performance recorrem a uma bateria NMC de 100 kWh. Graças a uma arquitetura elétrica de 800 V, o modelo pode inclusivamente vir a suportar uma potência de carregamento DC de 480 kW. O carregador de bordo AC tem 22 kW de potência.



Em termos de preço, o novo Zeekr 7X está disponível na Noruega por um valor equivalente a 45.970 euros, na Suécia por 50.530 euros e nos Países Baixos por 52.990 euros. Já na China, o Zeekr 7X está disponível por um preço equivalente a sensivelmente 30.000 euros.

Tags:

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가
bottom of page