Último ano de produção do VW Touareg: adeus… ou até breve?
- António de Sousa Pereira
- há 1 dia
- 2 min de leitura
A VW decidiu assinalar o derradeiro ano de produção do seu SUV de topo fazendo dele uma espécie de “série especial”, denominada Touareg Final Edition, e possível de encomendar até ao final de março de 2026. Em termos de alinhamento, a gama não sofre alterações, seja em termos de motorizações, seja no que aos níveis de equipamento diz respeito, com a distinção a ser assegurada por alguns elementos exclusivos, exteriores e interiores.

A saber: inscrição “Final Edition” gravada a laser nas molduras das janelas das portas traseiras, e na pele que reveste o punho da alavanca de comando da caixa de velocidades; estando o mesmo elemento presente no painel iluminado do tablier, defronte do passageiro, e nas soleiras das portas. Adicionalmente, a iluminação ambiente configurável passa a ser de série a partir do nível de equipamento Elegance.
1,2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo
Contudo, o que poderia parecer uma despedida, após qualquer coisa como 23 anos de “bons e leais e serviços”, e mais de 1,2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo (ou não tivesse sido este o modelo que, em conjunto com o Phaeton, assinalou a entrada da casa de Wolfsburg no segmento premium, não restando dúvidas acerca de qual dos dois foi mais bem-sucedido, tendo em conta a curta carreira da berlina…), poderá ser, afinal, um “até já”, ou, melhor, um até breve.

A dúvida é criada pela própria marca, que inicia a sua comunicação relativa ao Touareg Final Edition com a frase “A produção do modelo Touareg com motor de combustão termina em 2026”, assim abrindo a porta à possibilidade de vir a existir um Touareg animado por outro tipo de motorização, nomeadamente elétrica. Nada de muito estranho, caso se leve em linha de conta que o futuro desportivo compacto 100% elétrico da VW fará uso do nome de um seu modelo emblemático enquanto equipado com motores de combustão. E, havendo um ID. Polo GTI, porque não poderá vir a existir, também, um ID. Touareg? O futuro o dirá…

Entretanto, não é demais recordar alguns dos momentos mais marcantes dessa referência entre os SUV de grande porte. Originalmente lançado em 2002, foi o primeiro todo-o-terreno da VW, e, na sua primeira geração, a par de um visual que agradou à maioria, destacou-se por soluções pouco comuns à época, mesmo neste segmento, como a suspensão pneumática (permitia passagens a vau de até 580 mm); as barras estabilizadoras eletromecânicas; ou o impositivo motor 5.0-V10 TDI de 313 cv e 750 Nm – vendendo mais de 471 mil unidades até 2009. Em 2010 surgiu o Touareg da segunda geração: maior do que o anterior, e com um visual refrescado, foi o primeiro modelo híbrido comercializado pela VW (na versão 3.0-V6 TSI Hybrid, que combinava um motor a gasolina de 333 cv e um motor elétrico de 46 cv, para um total de 380 cv e 580 Nm), e esteve em produção até 2018, conquistando mais de 483 mil clientes.
Comentários