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Foto do escritorJosé Caetano

Alternador trai Albuquerque em Le Mans

Filipe Albuquerque, na 11.ª participação nas 24 Horas de Le Mans, corrida que venceu em 2020, em LMP2, ano em que também conquistou o título mundial na categoria, entrou com o “pé esquerdo” na corrida de resistência mais importante do desporto automóvel.



O piloto de Coimbra, único português em ação na edição 92 de Le Mans, ao volante do Oreca 07-Gibson número 23 da United Autosports USA, partilhando a condução do protótipo com os ingleses Ben Hanley e Ben Keating, protagonizou o arranque determinado pelo agitar da bandeira francesa por Zidenide Zinade e manteve-se sempre no “top-5” da categoria, depois de arrancar da quarta posição entre os LMP2, atrás dos 23 hipercarros participantes na corrida, mas problema no alternador durante a terceira hora da prova, obrigaram a paragem prolongada nas boxes da equipa e, consequentemente, à perda de tempo a mais.



“Infelizmente, o carro parou com problemas no alternador. Páramos para resolver a situação, encontraram uma pedra naquele componente, mas a reparação demorou mais de uma hora.


Regressámos a pista, mas fizemo-lo já sem qualquer ambição no que respeita ao resultado, apenas focados em dar o nosso melhor e aprendermos o que pudermos até à bandeira de xadrez.

Agora, o nosso objetivo é apenas terminarmos com o sentimento do dever cumprido”, disse o piloto de 39 anos, que compete a tempo inteiro no campeonato norte-americano de resistência (IMSA).



Nas primeiras horas de Le Mans, com mais de 350.000 espectadores no Circuito de La Sarthe, à geral, Ferrari (499P), Porsche (963) e Toyota (GR010 Hybrid) na luta pela liderança. No entanto, com muitas horas de corrida pela frente, recorda-se a máxima das 24 Horas: “É Le Mans que escolhe o vencedor, nunca uma equipa, um automóvel ou um piloto”! A marca italiana liderava no final da primeira e da segunda horas, com o 499P número 50, completou a terceira, a quarta, a quinta e a sexta com o 83 na primeira posição, mas sempre debaixo de olho do 963 número 5 e do GR010 Hybrid número 8. E, na mesma volta do primeiro comandante, encontravam-se 13 hipercarros de cinco marcas (somam-se Cadillac e BMW)!

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