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BMW antecipa iX3 novo

A BMW divulgou as primeiras imagens e informações da segunda geração do Sport Utility Vehicle (SUV) iX3, primeiro membro da família nova de automóveis elétricos Neue Klasse. Estreia o Panoramic iDrive, que muda, radicalmente, a apresentação do painel de bordo, e o sistema de propulsão Gen6. Lançamento na Europa até ao final do ano.



A BMW prepara-se para a estreia mundial da segunda geração do iX3. É o primeiro membro da geração nova de automóveis elétricos Neue Klasse e tem lançamento no mercado europeu planeado para o final do ano, depois da apresentação no IAA de Munique, Alemanha, entre 9 e 14 de setembro. E este Sport Utility Vehicle (SUV) não é a versão elétrica do X3, uma vez que conta com plataforma específica, que a marca alemã desenvolveu de raiz para otimizar o funcionamento da tecnologia de substituição dos motores de combustão interna, situação que não sucedeu com o primeiro iX3, modelo fabricado na China.

 

Para a produção deste iX3, a BMW tem até fábrica nova em Debrecen, na Hungria, infraestrutura moderna com linhas de montagem operacionais desde março. Para promover lançamento tão importante, o fabricante divulgou as primeiras imagens e informações do SUV testado, recentemente, no circuito de Miramas, em França. O carro estreia sexta geração do sistema de propulsão elétrico da marca (recebe o nome de Gen6) e conta com versões que proporcionam até 800 km de autonomia, de acordo com o protocolo de homologação europeu WLTP (50 xDrive).



A BMW ainda não anunciou capacidades para as baterias, mas o plano da marca é conhecido, sobretudo no que respeita à utilização de células cilíndricas em vez de prismáticas. Entre as mais-valias da mudança, aumento da densidade energética.

No iX3, arquitetura elétrica é de 800 V e admite potências de carregamento de até 400 kW (assim, “recuperam-se” 350 km de autonomia em 10 minutos). A marca de Munique, recorda-se, comprometeu-se com progresso de até 30% no raio de ação dos automóveis e 30% na velocidade de carregamento dos acumuladores.

 

A bateria também tem função bidirecional (V2L). Na prática, isto significa que este BMW pode alimentar dispositivos elétricos externos que consumam só até 3,7 kW. E o sistema está preparado para a tecnologia V2G, que permite armazenar energia quando o preço do kWh é mais baixo para devolvê-la à rede com o KhW mais caro. Sistema de inteligência artificial assegura o comando do funcionamento da tampa do terminal de carga, que abre de forma automática sempre que deteta a intenção de proceder à operação (e fá-lo, por exemplo, sempre que o condutor se aproxima de ponto de carregamento memorizado na navegação).



O iX3 também é o primeiro BMW com o Panoramic iDrive, sistema que transforma, substancialmente, o desenho do painel de bordo. Este equipamento tem diversos dispositivos: Panoramic Vision (projeção de informações em superfície na base do para-brisas, de lado a lado) e monitor central posicionado à direita do volante Sky-tech com botões que são iluminados sempre que admitem a ativação de funções. O Head-Up Display 3D mantém-se, mas apresenta-se (muito) melhorado. A marca de Munique que o Panoramic iDrive simplifica, significativamente, o comando dos programas integrados do automóvel – mais intuitivo e, por isso, mais rápido e mais seguro. E a base de tudo é o sistema operativo novo: BMW Operating System X.

 

A BMW, para o iX3 novo, também anuncia novidades no campo das assistências à condução, devido à combinação do aumento das capacidades de processamento com o apoio da inteligência artificial. E promete-se, por exemplo, que a tecnologia atua eficazmente até em situações complexas, sobretudo em curvas quase cegas e rotundas, e trava o SUV de forma automática quando o semáforo está vermelho, recolocando-o em marcha, também de modo autónoma, assim que surge o verde.

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