BMW especial para o “Doutor” #46
- Pedro Junceiro
- 28 de fev.
- 4 min de leitura
A BMW criou uma edição especial do M4 CS em honra de Valentino Rossi, o carismático multicampeão de MotoGP e que atualmente defende as cores da marca bávara nas competições de GT. Estas unidades especiais tiveram “mão” de Rossi na sua personalização e os compradores poderão mesmo ganhar uma visita exclusiva à casa do piloto.

No ano em que Valentino Rossi celebra o seu 46.º aniversário, a BMW decidiu homenagear o seu piloto com uma edição especial. O M4 CS Edition VR46 é produzido na fábrica de Dingolfing, na Alemanha, e resulta da participação do italiano no processo de configuração para duas versões distintas de “design”: Sport e Style, cada uma limitada a 46 exemplares.
Uma forma em que o BMW M4 CS Edition VR46 difere do BMW M4 CS é através dos dois acabamentos de pintura exclusivos BMW Individual, combinadas com as muitas superfícies de carbono expostas. O conceito geral de cores das duas versões de design é inspirado nos tons preferidos de Valentino Rossi e no seu estilo visual expressivo.
Por exemplo, a “Sport” tem acabamento em azul “Marina Bay” metalizado, enquanto ambos os lados do automóvel exibem o número “46” de grandes dimensões em azul “Tanzanite” metalizado mais escuro. Na variante “Style”, a carroçaria é apresentada em azul “Tanzanite” metalizado mate, com o “46” desta vez em azul “Marina Bay” metalizado em ambos os lados. Numa alusão ao esquema de cores preferido de Rossi, o contorno da grelha dianteira e um dos raios em “V” nas jantes forjadas de liga leve M - que, tal como nos carros de competição, indica a posição da válvula do pneu - são pintados de amarelo vivo, tal como as pinças de travão com o logótipo M e uma faixa de realce sobre as molduras das portas da variante “Sport”.

Interior mais especial
O tejadilho em fibra de carbono - tal como os lados do carro, pintado à mão - é adornado com um grande logótipo VR46 (também em amarelo, claro) e a assinatura de Rossi. A porta da bagageira apresenta as letras VR46. De resto, o número aparece de forma proeminente em vários locais no interior – por exemplo, nas portas e no tejadilho, que é feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP).
Os apontamentos amarelos continuam no interior do M4 CS Edition VR46, que é predominantemente azul “Noturno”. Os bancos tipo “baquet” M Carbon vêm com revestimento em pele “Merino” na combinação de cores preto e azul. O amarelo “São Paulo” da zona dos ombros em Alcantara cria um contraste exclusivo.

Além disso, o volante M Alcantara com design de três raios e base plana conta com costura de contraste amarela e um marcador central amarelo. Na consola central em fibra de carbono de todos os exemplares do Edition VR46 encontra-se um emblema com a inscrição “1/46”, que identifica cada veículo “Sport” ou “Style” como um exemplar da série limitada.
“Não há outra marca que tenha os desportos motorizados tão profundamente enraizados no seu ADN como a BMW M. Tenho orgulho em ser um piloto de fábrica da BMW M e em partilhar esta paixão. O facto de existir agora uma edição especial VR46, na qual estive envolvido desde o início do processo de ‘design’, deixa-me orgulhoso. Quando vir o BMW M4 CS Edition VR46 na estrada ou na pista de corrida mais tarde, vai ser muito bom”, refere Valentino Rossi sobre a edição e a colaboração com a BMW M.

Motorização ajustada
Estes BMW M4 CS Edition VR46 mantêm o motor, ou seja, um bloco de seis cilindros em linha de 3.0 litros M TwinPowerTurbo, mas beneficia de alguns ajustes na pressão dos turbos e na gestão eletrónica para debitar 550 cv, estando associado à caixa M Steptronic de oito velocidades.
O modelo transmite a potência ao asfalto através da tração integral M xDrive com auxílio de diferencial Active M Differencial, atributos que lhe permitem acelerar de 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos (ou 3,1 segundos descontando o momento de inércia inicial). De série com o M Driver’s Package, a velocidade máxima está limitada a 302 km/h.
A tecnologia de chassis foi também trabalhada para acompanhar o desempenho do motor e estar à altura do homenageado. Os eixos foram afinados individualmente, havendo definições personalizadas da curvatura das rodas, dos amortecedores, das molas e das barras estabilizadoras, otimizando a precisão da direção e o controlo lateral em curva. Os amortecedores controlados eletronicamente da suspensão M adaptativa são igualmente fornecidos com uma configuração específica para cada modelo, tal como a direção eletromecânica M Servotronic com relação variável e o sistema de travagem integrado.

“Consulta com o Doutor”
Noutra nota, os compradores destas edições podem usufruir de um programa especial de dois dias em Itália, com o piloto como elemento central. O primeiro dia inclui uma visita ao VR46 Motor Ranch em Tavullia, incluindo um churrasco e a oportunidade de falar com o próprio Valentino Rossi.
No segundo dia, a visita transfere-se para o Circuito de Misano (Marco Simoncelli) para uma experiência especial de condução BMW M com os mais recentes modelos BMW M.
Comments