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BYD: maior fábrica fora da Ásia é no Brasil

A BYD inaugurou, recentemente, a maior fábrica de carros elétricos fora da China e do continente asiático. Localiza-se no Brasil, na América do Sul, e obrigou a um investimento superior a 900 milhões de euros, mesmo encontrando-se instalado numa antiga unidade industrial da Ford no Estado da Bahia.


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Lula da Silva, presidente do Brasil, participou na cerimónia de inauguração da maior fábrica de automóveis na América Latina. A produção arranca com uma capacidade anual de 150.000 carros, mas a BYD ambiciona duplicar o volume muito rapidamente. Este projeto, direta e indiretamente, também representa a criação de 20.000 empregos.


No Brasil, a marca chinesa produz o Song Pro, o Dolphin Mini e o King. A BYD, recorda-se, está no mercado brasileiro desde 2022, tendo já contabilizado a venda de mais de 170.000 carros eletrificados. E, atualmente, é a sétima maior marca automóvel do país.


No entanto, a presença da BYD no Brasil também tem alimentado polémicas. A mais recente envolve a Anfavea, a associação de fabricantes de veículos no Brasil, que acusa a marca chinesa de “dumping”, isto é, de vender carros abaixo do custo de produção. O fabricante, que recusa esta acusação, também já foi investigado por suspeitas de más práticas de trabalho.


Wang Chuanfu
Wang Chuanfu

Ainda assim, o investimento da gigante chinesa no Brasil não pára. Até 2028, o fabricante quer produzir, localmente, 70% dos componentes de que necessita. O plano de ação também inclui a criação de centros de investigação e testes em território brasileiro. "Queremos tornar-nos numa marca 100% brasileira. O futuro é elétrico e pertence-nos", diz Wang Chuanfu, presidente da BYD.


A BYD, marca com dimensão cada vez maior e mais global, também prepara duas fábricas na Europa, na Hungria e na Turquia.

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