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Ferrari e Lexus na “pole” em Spa

A Ferrari, com o 499P número 50 de Antonio Fuoco, e a Lexus, com o RC F LMGT3 da Akkodis ASP número 78 de Jérôme Policand, conquistaram as “pole positions” em Hypercar e LMGT3, respetivamente, para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, a ronda três do Mundial de Resistência (WEC). Português Bernardo Sousa, num Ford Mustang LMGT3 da Proton Competition, terceiro na categoria na grelha de partida para a corrida deste sábado (início às 13h00 em Portugal Continental).


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A Ferrari regressou à categoria de topo da resistência (Hypercar) em 2023 e, desde a estreia no Mundial (WEC), tem somado vitórias e “pole positions”. Neste 2025, o 499P da marca representada pela equipa AF Corse, em três corridas, impôs-se em todas as qualificações, com o hipercarro número 51 com a “pole” no Bahrain e em Itália, nas duas vezes com Antonio Giovinazzi, e o 50 na primeira posição da grelha de partida para as 6 Horas de Spa deste sábado (“pontapé de saída” marcado para as 13h00 de Portugal Continental), depois de Antonio Fuoco percorrer os 7,004 km do circuito belga em 1.59,617 m, à velocidade média de 210,8 km/h!



Nesta qualificação para as 6 Horas de Spa, ronda três do campeonato de 2025, os outros dois Ferrari 499P na categoria de topo do WEC: o privado (número 83) da AF Corse, com Robert Kubica, e o 50, de Antonio Gioviazzi. O primeiro, na volta a Spa, demorou mais 0,347 s do que Antonio Fuoco e o segundo mais 0,584 s! Na quarta posição, surpreendentemente, o Peugeot 9X8 do belga Stoffel Vandoorne, a 0,601 s, o melhor resultado da temporada para a equipa e o piloto.


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Há três semanas, em Imola, Itália, Fuoco e o Ferrari 499P 50 arrancaram do fim da grelha de partida, devido a violações sucessivas dos limites da pista na Hyperpole, o que alimentou muitas discussões. Desta vez, o italiano de 28 anos não cometeu quaisquer erros e, depois de conseguir o registo mais rápido no primeiro segmento da qualificação, repetiu a proeza nos 12 minutos finais, em que participaram só os 10 primeiros classificados e não estiveram nem os 993 da Porsche, nem os GR010 Hybrid da Toyota, os campeões em título (pilotos e construtores, respetivamente). Os primeiros qualificaram-se em 12.º e 13.º, os segundos apenas em 15.º e 16.º!


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“Houve conversa mais depois de Imola, mas sei do que sou capaz e conheço todo o potencial do carro e da equipa. Estava pressionado, mas reagimos muito bem. A corrida é longa e, seguramente, bastante difícil”, disse Fuoco após a conquista da “pole position”. Em 2025, o 499P 50, campeão das 24 Horas de Le Mans em 2004, venceu os 1812 km do Bahrain e foi 15.º nas 6 Horas de Imola.



Em Spa-Francorchamps, a Akkodis ASP comemorou a primeira “pole” no Mundial. Em Itália, o Lexus RC F LMGT3 número 87 conseguiu o primeiro pódio da equipa e do fabricante nipónico no WEC (segunda posição). Na Bélgica, com o 78 e o piloto alemão Finn Gerhsitz, de 20 anos, venceu a Hyperpole da categoria, com 2.17,732 m (183,1 km/h)! Na terceira posição, Ford Mustang LMGT3 da Proton Competition, com o português Bernardo Sousa e os britânicos Ben Barker e Ben Tuck, conjunto que também protagonizou a melhor qualificação da temporada.



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