Ioniq 5 N: vitória em Pikes Peak
- João Isaac

- 30 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de jul.
Primeiro automóvel 100% elétrico da divisão desportiva da Hyundai vence categoria Exhibition da mítica "corrida às nuvens" realizada, anualmente, numa montanha no estado do Colorado, EUA! Na classificação geral, 15.ª posição.

O Hyundai Ioniq 5 N venceu a categoria Exhibition na 103ª edição da Broadmoor Pikes Peak Internation Hill Climb. Com esta vitória, o primeiro modelo elétrico da divisão desportiva N da marca sul-coreana dá continuidade à sua igualmente bem-sucedida participação no ano passado, edição em que conquistou dois recordes nas categorias “SUV EV modificado” e “SUV EV de produção” com Dani Sordo e Ron Zaras ao volante, respetivamente.
Este ano, numa edição que viu o percurso ser encurtado quase para metade devido às más condições meteorológicas, com rajadas de vento no cume que atingiram os 160 km/h, esteve ao volante Robert Walker da equipa Evasive Motorsports, piloto que levou o Ioniq 5 N até à meta – este ano posicionada em Glen Cove – em 4:23.858 segundos, conquistando assim o 15º lugar da classificação geral.
Recorde-se que na sua versão de produção, o Ioniq 5 N está equipado com dois motores elétricos para oferecer uma potência combinada de 650 cavalos e um binário máximo de 770 Nm, números que lhe permitem acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.
Vitória à geral para Simone Faggioli
Ao volante do Nova Proto NP01 Bardahl, Simone Faggioli conquistou a “Unlimited Division” e, assim, o seu primeiro título “King of the Mountain” com um tempo de 3:37.196 no percurso reduzido da edição deste ano. Já a chamada “Open Division” foi vencida pelo piloto veterano Romain Dumas, o “King of the Mountain” de 2024, ao volante do Ford Super Mustang Mach-E. Com um tempo de 3:42.352, conquistou a segunda posição da classificação geral.

O pódio da “Open Wheel Division” da mítica prova realizada no estado do Colorado foi totalmente dominado por pilotos locais, com o lugar mais alto a ser reclamado por Dan Novembre, de apenas 17 anos, no seu Wolf GB08S TC. O tempo registado de 3:57.774 valeu-lhe o 4º lugar da classificação geral. Ao volante de um Porsche 911 GT3 Cup, Robb Holland conquistou a classe “Time Attack 1” com um tempo de 4:24.478 que lhe valeu igualmente o 17º lugar “à geral”.
Steve Wetterau, na sua primeira participação na prova, foi o único participante com um automóvel com motor sobrealimentado, um Aston Martin Vantage AMR GT4 Evo de 2025. Com um tempo de 4:35:385, venceu obviamente a classe "Pikes.





















Comentários