Mantendo a sua participação ao mais alto nível no Mundial de Resistência (WEC), a Hertz Team JOTA anunciou que vai passar a ser a equipa oficial da Cadillac no campeonato, inscrevendo dois hipercarros V-Series.R já a partir de 2025.
Com as regras do Mundial de Resistência (WEC) para 2025 a determinarem que cada fabricante inscrito na competição deve apresentar-se com dois carros em todas as provas inscritas no calendário, a Cadillac escolheu a Hertz Team JOTA como parceira oficial para a 13.ª temporada de campeonato com oito rondas, incluindo a edição 93 das 24 Horas de Le Mans, a 14 e 15 de junho do próximo ano.
A Hertz Team JOTA, equipa baseada em Inglaterra e "apoiada" por lenda da NFL (Tom Brady), encontra-se na categoria de topo do WEC (Hypercar) desde o Mundial de 2023. No "plantel" original de pilotos encontrava-se António Félix da Costa.
A Hertz Team JOTA ingressou na categoria Hypercar em 2023, depois de experiência muito bem-sucedida em LMP2 que incluiu, por exemplo, vitórias em Le Mans (na mais recente, registada em 2022, tinha António Félix da Costa como piloto), competindo com protótipos LMDh da Porsche, 963 com os quais obteve já alguns resultados de grande relevo, nomeadamente a primeira vitória "à geral" de uma estrutura privada na classe número um do WEC, nas 6 Horas de Spa-Francorchamps (11 de maio). Além disso, este ano, também registou um segundo lugar nos 1812 km do Catar, na abertura da época, e comanda a Taça do Mundo FIA para equipas privadas.
"A Cadillac orgulha-se de competir com os melhores do mundo no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, incluindo a Hertz Team JOTA", afirmou John Roth, vice-presidente da Cadillac, que confessa o entusiasmo da marca norte-americana “por dar as boas-vindas à parceira nova. Reúne décadas de experiência técnica e de competição, o que representa uma base ótima para alcançarmos o sucesso na pista e criarmos embaixadores novos para a nossa marca em todo o mundo".
De facto, o trabalho da Hertz Team JOTA nas temporadas de 2023 e 2024 do WEC merece a classificação de formidável, desde logo por conseguir bater-se de igual para iguala com os Porsche oficiais, que são representados pela Penske Motorsport, capacidade que deve à estrutura experiente e oleada. Sam Hignett, diretor e fundador da Hertz Team JOTA, sublinha que a equipa alcançou, desta forma, um objetivo, o de se “tornar a equipa oficial de um construtor”.
“Tendo competido contra os Cadillac V-Series.R, estamos a par do quão competitivo são e sentimo-nos honrados por nos ser confiada a tarefa de representar a marca tão importante a partir de 2025", acrescentou.
Atualmente, Will Stevens, Phil Hanson, Oliver Rasmussem, Callum Ilott, Norman Nato e Jenson Button são os pilotos da equipa, resta saber quem ficará na equipa para pilotar os Cadillac V-Series R com os números 12 e 38 em 2025, esperando-se um anúncio em breve. Proximamente, também serão divulgados os planos da Cadillac para a participação no campeonato norte-americano de resistência (IMSA) do próximo ano.
A alemã Proton Competition encontra-se entre as beneficiárias indiretas do "casamento" da Cadillac com a Hertz Team JOTA. Como? A equipa está a montar programa para poder competir com dois Porsche 963 tanto no WEC como no IMSA.
Comments