KIA PV5 vence votação do IVOTY
- João Isaac

- há 2 dias
- 2 min de leitura
O KIA PV5, primeiro comercial ligeiro da marca sul-coreana com motorizações elétricas, ganhou a edição de 2026 do “International Van of the Year” (IVOTY). Para o fabricante, trata-se da primeira vitória neste prémio prestigiado, este ano entregue em Lyon, França, no Solutrans, certame internacional dedicado a soluções novas e revolucionárias nas áreas da mobilidade e dos transportes. Votou-o júri composto por jornalistas especializados representantes de 26 países, incluindo de Portugal, que teve de escolher entre sete finalistas.

Para Jarlath Sweeney, presidente do júri, “o KIA PV5 100% elétrico impõe-se como a referência nos domínios da eficiência e da inovação na categoria dos comerciais ligeiros. Combina emissões zero com versatilidade e sentido prático, redefinindo o que as empresas podem esperar de uma viatura. A marca é reconhecida há muito tempo pelos ligeiros de passageiros e a nova divisão comercial terá, seguramente, grande impacto na indústria e no mercado”.
O furgão elétrico da KIA assenta em plataforma específica, a E-GMP.S (o acrónimo de Electric Global Modular Platform for Service) e apresenta-se com até 416 km de autonomia, de acordo com a homologação europeia (WLTP). Segundo o fabricante sul-coreana, a recarga da bateria de 10% para 80% demora menos de 30 minutos.
A capacidade de carga é de 790 kg e foi com esse peso a bordo, precisamente, que o Kia PV5 inscreveu o nome no Livro dos Recordes (Guinness), percorrendo 693,38 km com uma carga de bateria. “Estamos na vanguarda da inovação no domínio da eletrificação do automóvel e o PV5 traz essa liderança para o setor dos comerciais com um propósito. Desenvolvemo-lo depois de ouvirmos as opiniões dos clientes empresariais e criámos produto muito prático que tem o ADN da KIA nos domínios do ‘design’ e da funcionalidade. E vê-lo conquistar este prémio depois da estreia é uma honra enorme”, disse Ho Sung Song, presidente e administrador-delegado do construtor.
O PV5, na Europa, encontra-se disponível nas variantes Cargo Long e Passenger. A partir de 2026, Chassis Cab e Cargo com distância entre eixos curta (L1H1) e High Roof (L2H2). A gama comercial da KIA, posteriormente, ganhará modelos maiores, nomeadamente o PV7 e o PV9, produtos ainda em fase de desenvolvimento.











Comentários