top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Nissan: painel solar, mais autonomia

A Nissan apresentou protótipo baseado no Sakura, “kei car” com motorização elétrica comercializado no Japão, que estreia tecnologia com potencial: painel solar extensível instalado no tejadilho capta energia para alimentação da bateria, o que permite estender a autonomia. Segundo o fabricante, o Ao-Solar Extender apresentado em Tóquio, no Salão de Mobilidade, pode permitir até 3000 km de condução/ano sem recargas na rede!


ree

Desenvolvido internamente pelos engenheiros da Nissan, o sistema de painéis solares apresentado no Sakura, carro elétrico concorrente no segmento dos Kei Cars, categoria muito popular no mercado nipónico (este modelo é mesmo o mais vendido há três anos consecutivos), apresenta-se com os objetivos de aumentar a conveniência de utilização desta tecnologia, por melhorar a facilidade de carregamento e diminuir a ansiedade associada à autonomia limitada, e reduzir a dependência da rede elétrica.

 

O Ao-Solar Extender montado no tejadilho do Sakura permite carregamentos com o carro em movimento ou parado, por contar com painel solar fixo e extensível sobre o tejadilho que capta energia (o sistema admite até o aumento da superfície do painel, o que pemite captar mais energia), anunciando-se uma capacidade de até cerca de 500 Watts.



Além de aumentar a autonomia do Sakura, este sistema tem outro benefício, que também está associado ao painel solar extensível: o "fornecimento" de sombra ao habitáculo. Reduzindo-se a entrada de luz no habitáculo, reduz-se a temperatura no interior e o recurso ao sistema de climatização (ar condicionado).


O sistema foi concebido para minimizar a resistência ao vento e não perturbar o “design” do Sakura, isto é, para não comprometer a aerodinâmica e o desenho do Nissan. A equipa de desenvolvimento estima que a tecnologia possa gerar energia suficiente para suportar até 3000 km de autonomia/ano.



Os proprietários do Nissan Sakura, de acordo com os dados de utilização registados, indicam que muitos proprietários realizam, maioritariamente, percursos diários muito curtos, sobretudo deslocações escolares e compras, o que sugere a hipótese da energia solar (quase...) poder eliminar a necessidade de carregamentos na rede elétrica. Além disso, o sistema pode funcionar como fonte de energia de emergência (durante calamidades naturais, por exemplo).


No Sakura, o fabricante nipónico promove o segundo pilar da estratégia Re:Nissan: a busca de soluções de mobilidade inovadoras que melhorem a experiência dos clientes e facilitem a adoção dos carros elétricos. O Ao-Solar Extender foi pensado para ser comercializado, mas a marca não se comprometeu com data concreta para a introdução no mercado.

bottom of page