ID.4: VW anuncia experiência nova
- João Isaac

- 15 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jul.
Atualização do automóvel 100% elétrico da marca alemã representa uma renovação integral do modelo que conhecemos. Estreia comercial prometida para 2026.

A Volkswagen está a trabalhar no desenvolvimento da atualização do ID.4, modelo que apresentará ao mercado já no próximo ano. Ainda que não se trate de uma geração integralmente nova, a atualização promete ser muito abrangente, representando uma grande evolução relativamente ao modelo atual, lançado originalmente em 2020 como o segundo membro da família 100% elétrica de modelos ID.
No ano em que cumpre cinco anos de mercado, o ID.4 foi o segundo modelo elétrico mais vendido do Grupo Volkswagen, ocupando a quarta posição entre os elétricos no total do mercado europeu de acordo com os dados da Jato Dynamics referentes ao passado mês de maio. No que diz respeito aos resultados oficiais anunciados pelo Volkswagen referentes ao primeiro semestre do ano, o ID.4, em conjunto com a variante coupé ID.5, foi o seu modelo elétrico mais vendido. A responsabilidade colocada sobre os ombros do seu futuro substituto é, também por esse motivo, enorme.

De acordo com as declarações de Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, à publicação britânica Autocar, o “novo ID.4 é verdadeiramente bonito” e “representa uma renovação integral, quer no exterior, quer no interior. Será um automóvel completamente diferente e representará uma grande evolução”. Em termos visuais, espera-se que o novo ID.4 se aproxime da linguagem estilística vista nos estudos que antecipam os futuros ID.1 e ID.2.
Segundo a notícia, o novo ID.4 é conhecido internamente na Volkswagen como o “Tiguan elétrico”, uma vez que partilham, de forma aproximada, as suas dimensões exteriores e posicionamento. Recorde-se que o Tiguan é o modelo mais procurado da Volkswagen a nível global. Kai Grünitz, responsável máximo pelo desenvolvimento técnico da marca alemã, terá igualmente confirmado à Autocar que o futuro ID.4, tal como o novo ID.3, irão adotar também uma postura mais baixa em estrada, aproximando-se da do futuro modelo de produção antecipado pelo concept ID 2all.

Por dentro, confirma-se ainda a adoção de um tablier totalmente revisto, bem como de uma interface de utilização nova. Neste aspeto, a maior novidade é talvez o regresso de vários comandos físicos, substituindo controlos incorporados no ecrã central e na barra tátil posicionada imediatamente abaixo deste na geração de modelos atual.
Não são ainda conhecidos detalhes técnicos sobre as motorizações do futuro ID.4, mas é expectável que este venha a usufruir da tecnologia incorporada em modelos mais recentes da família ID, nomeadamente os motores, baterias e restantes componentes utilizados, por exemplo, no ID.7. O novo ID.3 deverá ser revelado no segundo trimestre de 2026, seguindo-se, antes do final do ano, o novo ID.4. Relativamente ao ID.5, a variante coupé derivada do ID.4, este não tem ainda continuidade confirmada na oferta 100% elétrica da Volkswagen.







Comentários