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Peugeot lidera pelo quarto ano consecutivo

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

A Peugeot foi a marca mais vendida no mercado automóvel nacional em 2024, assegurando esse feito pelo quarto ano consecutivo. Mercedes-Benz e Dacia ocuparam os lugares mais baixos do “pódio” num ano em que o total de vendas de automóveis novos no país chegou quase às 250.000 unidades.



Após o longo “reinado” da Renault (23 anos), parece ser agora a vez da Peugeot, que liderou o mercado automóvel nacional pelo quarto ano consecutivo, melhorando a sua prestação face ao ano anterior. Com o mercado a crescer 5,6% em 2024 comparativamente ao ano anterior, foram matriculados 249.269 automóveis no país, segundo os dados mais recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

 

Neste contexto, a Peugeot voltou a ter uma prestação em crescendo, com a marca francesa a ser a única a superar a barreira dos 20.000 automóveis ligeiros de passageiros matriculados. Com efeito, ao matricular 21.611 unidades, a Peugeot apresentou um crescimento de 4,4%, apesar de a quota de mercado ter até decrescido ligeiramente – de 10,37% para 10,30%.

 

Em dezembro, a Peugeot teve um mês bastante forte, com 2195 unidades matriculadas, num crescimento de 82% face ao mesmo mês de 2023.

 

A segunda marca mais vendida ficou a uma distância relevante. A Mercedes-Benz fechou 2024 como a segunda do “pódio”, matriculando 16.649 ligeiros de passageiros, mais 12,4% face ao ano passado, o que se refletiu também num aumento de quota de 7,42% para 7,94% em 2024.



Já a Dacia, que foi a segunda marca mais vendida em dezembro, com 1815 unidades matriculadas, ficou na terceira posição do total de 2024, com 16.214 unidades matriculadas, mais 9,5% do que no ano transato. A sua quota de mercado cresceu ligeiramente de 7,42% para 7,73%.


Renault e BMW, a apresentarem descidas nas vendas em 2024

 

Nas duas posições seguintes ficaram Renault e BMW, com as duas marcas a apresentarem descidas nas vendas em 2024, face ao ano anterior: -6,1% e -3,9%, respetivamente. A companhia francesa matriculou 15.118 unidades em 2024, ao passo que a alemã acumulou 13.423 unidades nos 12 meses do ano.

 

As marcas seguintes apresentaram variações positivas, com a Volkswagen (11.740 unidades; +4,6%) e a Toyota (11.504 unidades; +12,8%) a ficarem logo à frente da Tesla, que voltou a apresentar crescimento, mas mais comedido (9760 unidades; +4,6%). O top 10 ficou completo com a Citroën (9631 unidades; +6,3%) e a SEAT (7819 unidades; -5,7%).



Seguem-se quatro marcas que encerraram o ano com prestações positivas: a Nissan, que ficou às “portas” do top 10, matriculou 7593 unidades (+25,2%), a Kia 7502 unidades (+7,0%), a Hyundai 7217 unidades (+2,2%) e a Volvo 6998 unidades (+36,7%). Por outro lado, prestações menos conseguidas de Opel (-22,9%), Ford (-19,8%), Audi (-7,2%) e Fiat (-19,1%).

 

Do lado dos construtores chineses, a BYD surge com um crescimento de 593,8%, passando de 450 veículos matriculados em 2023 para 3122 em 2024, ao passo que a MG teve um crescimento de 117,8%, passando de 1080 unidades em 2023 para 2352 veículos ligeiros de passageiros em 2024.



Luxo é valor seguro 

No segmento de luxo e desportivos, a Porsche alcançou o seu melhor ano de sempre em Portugal, com 1346 unidades matriculadas, tendo a marca alemã crescido 32,1%, valendo-se muito do sucesso de modelos como o Macan e o Cayenne. Passando para volumes mais reduzidos, a Aston Martin também melhorou a sua prestação, crescendo 19,6% e de 51 modelos matriculados em 2023 para 61 em 2024. A Lamborghini teve um crescimento de 94,1%, matriculando 33 unidades, com o Urus a ser um dos modelos mais populares da companhia de Sant’Agata Bolognese.

 

Bentley e Maserati matricularam 43 e 33 unidades, respetivamente, com decréscimos de 21,8% e de 29,8%. Também com 33 unidades registadas no cômputo total de 2024, a Ferrari caiu 3,0% em Portugal, embora na prática apenas tenha vendido menos uma unidade.

 

A Lotus matriculou seis unidades (+500%) e a Rolls-Royce registou três exemplares (+200%).

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