top of page
Logotipo | e-auto

Piastri pressiona Norris no Catar

Oscar Piastri, em McLaren-Mercedes, depois de ganhar a corrida de Sprint a partir da primeira posição da grelha de partida, dominou a sessão de qualificação para a quarta edição do Grande Prémio do Catar, penúltima ronda do Mundial de 2025. O piloto australiano derrotou Lando Norris, o companheiro de equipa e comandante do campeonato, por 0,108 s. O britânico pode conquistar o título este domingo…


ree

Oscar Piastri, da McLaren-Mercedes, ganhou os primeiros dois “rounds” do combate pelo título de 2025 com o companheiro de equipa, e comandante do Mundial, Lando Norris, garantindo a “pole position” para a ronda 23 do Mundial de Fórmula 1, depois de vencer o Sprint integrado na quarta edição do Grande Prémio do Catar! Todavia, no mano a mano com o britânico, o australiano continua em desvantagem, embora tenha ganho dois pontos ao rival e passado a somar menos 22 nas contas do campeonato. Existe, ainda, um máximo de 50 por conquistar…


Norris até pode sagrar-se campeão este domingo, beneficiando de combinação favorável de resultados – o sucesso do britânico também está dependente do insucesso do tetracampeão em título, Max Verstappen, que tem menos 25 pontos, mas a empreitada do neerlandês é ainda mais difícil que a de Piastri, piloto que passou a contar com três vitórias no formato Sprint, uma em 2025, todas no Catar, curiosamente (2023, 2024 e 2025), antes de conquistar a sexta “pole position” da temporada e, também, da carreira na Fórmula 1, mas apenas a primeira desde a ronda 15 do campeonato (Países Baixos), a 30 de agosto, em Zandvoort.


ree

Piastri, na qualificação desta noite, percorreu os 5,419 km de Lusail em 1.19,837 m, impondo-se a Norris por 0,182 s e a Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT, o terceiro mais rápido, por 0,264 s. Antes desta sessão, o piloto neerlandês, tetracampeão em título, com a quarta posição no Sprint, atrasou-se na corrida ao “penta” – na corrida com 57 voltas deste domingo, por contar com menos 25 pontos do que Norris, encontra-se obrigado a terminar à frente do britânico, resultado que adiará a decisão para o Abu Dhabi, a 7 de dezembro.



“Estou feliz com este resultado. Encontro-me na melhor posição possível para lutar pela vitória numa corrida importante. Espero um grande prémio longo e muito exigente fisicamente”, disse Piastri. “O Oscar está rapidíssimo, não tenho nada de que queixar-me. Também estou numa posição boa”, reconheceu Norris.


Muito mais atrás, Scuderia Ferrari em... "sofrimento". Charles Leclerc qualificou-se em 10.º e Lewis Hamilton, pelo segundo fim de semana consecutivo, foi eliminado no primeiro segmento da sessão, conseguindo apenas o 18.º registo (o britânico arranca de 17.º, devido à penalização que Gabriel Bortoletto recebeu em Las Vegas, depois de abalroar Lance Stroll: perda de cinco posições na grelha de partida).



Lando é campeão se… 

As contas do título, neste momento, são simples: no Catar, para Lando conquistar o campeonato, tornando-se o 35.º campeão da história da categoria-rainha do desporto automóvel – e o 11.º de nacionalidade britânica! – tem de manter a vantagem sobre Verstappen (ganha o título em caso de igualdade pontual, por ter mais uma vitória e mais três segundos lugares) e aumentar a diferença para Piastri de 22 pontos para 26. Dito de forma diferente, se Piastri acabar no “top-9”, Norris precisa de classificar-se duas posições à frente – ou apenas uma, se ganhar o grande prémio e o australiano for segundo classificado.


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page