Porsche deixa WEC no final da época
- Pedro Junceiro
- há 3 dias
- 2 min de leitura
A Porsche anunciou que irá abandonar a sua participação no Campeonato do Mundo de Endurance (WEC) no final da presente temporada, embora assegure a continuidade no campeonato americano de resistência (IMSA). A continuidade na Fórmula E também está assegurada por parte da marca alemã.

A Porsche anunciou que irá retirar-se do Campeonato do Mundo de Endurance (WEC) no final da atual temporada, passando a concentrar-se no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e na Fórmula E.
Como parte do seu realinhamento estratégico, a Porsche revelou que vai concentrar-se em dois projetos oficiais no desporto motorizado, com o 99X Electric no Mundial de Fórmula E e com o 963 no Campeonato Norte-Americano IMSA WeatherTech SportsCar.
A marca explica que esta decisão está relacionada com a importância do mercado norte-americano para a Porsche, mas também com o seu esforço continuado de eletrificação, explicando-se então a continuidade do programa do IMSA e da Fórmula E.
O “elo mais fraco” terá sido, então, o WEC, cuja aposta no conceito técnico Hypercar de subclasse dividida – entre os LMDh (Le Mans Daytona Hybrid, como o 963) e os LMH (Le Mans Hybrid) –, foi pontualmente criticada pela Porsche.
Sem se alongar muito nas razões para esta escolha, Michael Steiner, membro do Conselho Executivo para o Desenvolvimento na Porsche AG, é citado em comunicado dizendo que “lamentamos muito que, devido às atuais circunstâncias, não vamos continuar o nosso envolvimento no WEC depois desta temporada”.

No entanto, assegura que “neste ambiente competitivo, continuaremos a impulsionar o desenvolvimento de veículos de alto desempenho”, algo que será alcançado através dos ensinamentos obtidos com a quarta geração de carros de Fórmula E, a lançar na temporada 13 (2026/27), com a promessa de maior liberdade de desenvolvimento. Isso permitirá à Porsche alcançar uma curva de aprendizagem ainda mais acentuada para os seus veículos de produção totalmente elétricos.
Já a permanência no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, que tem como corrida de destaque as 24 Horas de Daytona, sublinha a relevância do mercado norte-americano e das corridas de resistência para a marca. Além dos dois compromissos de fábrica na Fórmula E e no IMSA, a competição-cliente manter-se-á como pilar importante da estratégia de automobilismo da Porsche.

Saída por entrada
Esta não é a primeira marca a retirar-se do WEC, já que no final de 2024 a Lamborghini havia anunciado o final da sua curtíssima experiência no Mundial de Endurance, fazendo como a Porsche e concentrando-se apenas no IMSA para 2025. Porém, a marca italiana também já colocou em “pausa” o seu programa Hypercar para 2026, deixando assim na dúvida a continuação do seu programa.
Porém, se a saída da Porsche é um golpe para as ambições de competitividade do WEC, a competição tem garantida a chegada de mais construtores até 2027, com a Genesis (Grupo Hyundai) a fazer a sua estreia em 2026, antes de Ford e Mclaren entrarem também com os seus Hypercar na temporada de 2027.
Comentários