Quem é Oliver Rowland?
- Fábio Mendes
- há 3 dias
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Atualizado: há 3 horas
Oliver Rowland, talvez contra todas as expetativas, é o novo campeão da Fórmula E. Este piloto britânico de 32 anos, mesmo se muito talentoso, tem protagonizado carreira com mais momentos baixos do que altos, mas foi melhor do que todos os rivais nesta Época 11 do campeonato de monolugares elétrico, no Nissan eORCE 05. É o 10.º campeão na história da categoria.

Oliver Rowland é nome (muito) respeitado no automobilismo britânico. Nascido a 10 de agosto de 1992, em Barnsley, Inglaterra, estreou-se no karting aos 7 anos e, rapidamente, ganhou notoriedade, sagrando-se campeão nacional em dois anos consecutivos. Essa base sólida originou transição rápida para os monolugares.
A estreia na Fórmula Renault UK, em 2010, foi promissora: conseguiu ganhar logo no primeiro ano e, no seguinte, sagrou-se vice-campeão da categoria principal e campeão da Final Series. Também em 2011, conquistou o McLaren Autosport BRDC Award, prémio prestigiado que rendeu, entre outros benefícios, teste num Fórmula 1 da McLaren — reconhecimento dado só aos jovens mais promissores do Reino Unido.
Rowland passou a disputar os principais campeonatos de formação da Europa e, foi vice-campeão da Fórmula Renault 2.0 Eurocup em 2013 e 2014, demonstrando regularidade e ritmo de corrida impressionantes. Em 2015, o auge nas categorias de base, com o título da Fórmula Renault 3.5, vencendo oito das 17 corridas. Esse domínio consolidou-o como uma esperança britânica para a Fórmula 1.
Seguiu-se a estreia no GP2 Series (campeonato antecessor do Mundial de Fórmula 2), competindo pela MP Motorsport, primeiro, e pela DAMS, depois. Em 2017, terceiro na competição, com duas vitórias. À época, também desempenhava o papel de piloto de testes da Renault F1.

Experiência na Fórmula 1
Entre 2017 e 2018, Rowland movimentou-se nos bastidores da Fórmula 1. Além do trabalho com a Renault, Oliver também foi piloto de testes da Williams e participou, ativamente, em sessões de simulador e testes de pista, acumulando, assim, conhecimentos técnicos cruciais para o momento que vive na Fórmula E, categoria que adotou depois de ver que jamais conseguiria abrir as portas da categoria-rainha do desporto automóvel!
A estreia de Oliver Rowland na Fórmula E aconteceu em 2015, com a Mahindra. No entanto, foi só em 2018–19, como a Nissan e.dams, que o britânico começou a mostrar potencial na categoria. Logo no primeiro ano, pódios e “poles”, provando competitividade num campeonato cada vez mais equilibrado.

Após passagem pela Mahindra entre 2021 e 2023, que foi interrompida de forma abrupta a meio da segunda temporada com a equipa indiana, regressou à Nissan no início da Época 10 (2023-2024). E esta segunda fase da história com a equipa japonesa na Fórmula E revelou-se muitíssimo mais bem-sucedida. Esta temporada, quatro vitórias e três pódios nas primeiras seis jornadas (nove ePrix), ganhando aí a vantagem pontual que permitiu, este domingo, em Berlim, conquistar o título.
No currículo do britânico na Fórmula E, 92 corridas desde a estreia na Época 2 (substituiu Nick Heidfeld na Mahindra, no ePrix de Punta del Este, no Uruguai, que terminou na 13.ª posição) – ingressou no campeonato de forma definitiva apenas na 5 (2018-19). No currículo, sete vitórias, 20 “poles” e 20 pódios.
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