top of page
Logotipo | e-auto

Rowland (Nissan) garante título

Atualizado: há 3 dias

Oliver Rowland, da Nissan, quarto classificado no segundo ePrix do fim de semana da Fórmula E em Berlim, Alemanha, garantou a conquista do título da Época 11 de Mundial que ainda tem duas corridas em Londres, Inglaterra, aproveitando o facto de Pascal Wehrlein, da Porsche, o adversário na “luta” pela vitória no campeonato, não ter somado pontos. Nick Cassidy, da Jaguar, venceu, e António Félix da Costa, da Porsche, foi oitavo.



A Fórmula E tem campeão novo. Representa a Nissan, marca que ambiciona mais dois títulos na Época 11 (Construtores e Equipas), chama-se Oliver Rowland, tem 32 anos, é inglês e acabou o segundo ePrix do fim de semana do Mundial realizado em Berlim, Alemanha, no quarto lugar, resultado mais do que suficiente para abrir o champanhe, devido ao 15.º posto do adversário número um na “luta” pela vitória nesta competição, o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, precisamente o piloto a que sucede no quadro de honra do campeonato!

 


Rowland, no eFORCE 05, confirmou, assim, a expetativa de ganhar o campeonato de forma precoce, depois da forma brilhante como cumpriu a primeira metade da temporada: nas primeiras nove rondas de Mundial que tem 16, o britânico garantiu quatro vitórias e três terceiros lugares! Este domingo, em Berlim, Oliver até teve de “suar”, sobretudo por encontrar-se posicionado, no arranque do ePrix, no meio do pelotão, o que o deixou mais exposto a todos os tipos de incidentes (o britânico foi terceiro na qualificação, mas trazia penalização da corrida da véspera, que teve de abandonar – a perda de cinco lugares na grelha de partida, por colisão no Maserati de Stoffel Vandoorne e, por isso, arrancou apenas de oitavo).


 

Oliver Rowland tem percurso longo na Fórmula E – estreia na temporada de 2015-2016, com a Mahindra, no ePrix de Punta del Este, Uruguai, e está a protagonizar a segunda passagem pela Nissan (representou-a 2018 a 2021 e regressou em 2023). No currículo do britânico, 92 corridas na categoria, com sete vitórias, 20 “poles” e 20 pódios. Antes, na formação, títulos na Fórmula Renault 3.5 (2015) e na Fórmula Renault 2.0 UK (2011). No campeonato de monolugares elétricos, em 11 épocas, o 10.º campeão (só Jean-Éric Vergne conseguiu dois títulos, que venceu em 2017-18 e 2018-19).



Cassidy (Jaguar) vence em Berlim 

A conquista de Rowland, piloto que sucede ao alemão Pascal Wehrlein no quadro de campeões da Fórmula E – e esta lista inclui o português António Félix da Costa, o vencedor da Época 6 –, remete para plano secundário o sucesso do neozelandês Nick Cassidy, da Jaguar, depois da vitória, na corrida da véspera, do compatriota e parceiro de equipa Mitch Evans.



Cassidy, que está de saída da Jaguar – e António Félix da Costa é o candidato mais bem posicionado à sucessão, como contámos ontem em primeira mão! –, somou o segundo triunfo de 2025 (primeiro na ronda 11, em Shanghai, na China) e o nono na Fórmula E, resultado que projeta o piloto neozelandês para a quarta posição no campeonato, com mais um ponto do que o português António Félix da Costa, que baixou para quarto, depois de chegar a Berlim em terceiro.



Nick Cassidy, apenas 20.º na grelha de partida, realizou corrida formidável de trás para frente, gerindo, magistralmente, a energia no monolugar elétrico e ativando o Attack Mode (dois períodos obrigatórios, num total de oito minutos). Fê-lo sempre no momento certo, ao contrário de Wehrlein, tão-somente 15.º, depois de voltas a mais no comando de ePrix que iniciou da “pole position” – e pagou-o com excesso de consumo penalizador na ponta final da corrida. Em Berlim, Jake Dennis, piloto britânico da Andretti, segundo, e Jean-Éric Vergne, francês da DS Penske, terceiro.

 

Esta Época termina no fim de semana de 26 e 27 de julho, com dois ePrix no ExCel de Londres, Inglaterra.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
f247d7e7-d434-4333-9669-0c4a004b00ed.JPG
bottom of page