SEAT e Cupra têm diretor novo
- Pedro Junceiro
- há 11 horas
- 3 min de leitura
O alemão Markus Haupt é o sucessor do britânico Wayne Griffiths no cargo de administrador-delegado das marcas SEAT e Cupra, mantendo-se, assim, na posição que assumiu de forma interina desde 1 de abril de 2025, após a saída do antecessor no cargo. Missão principal: dar continuidade ao plano de transição energética da divisão espanhola do consórcio Volkswagen.

O Conselho de Supervisão de SEAT e CUPRA, órgão liderado por Thomas Schäfer, membro do Conselho de Administração da Volkswagen e administrador-delegado da marca alemã, comunicou decisão que surpreende apenas pelo facto de Haupt já estar no cargo há vários meses, o que alimentou especulações sobre o nome do sucessor de Griffiths. O alemão assume a liderança num momento crucial da companhia, à medida que SEAT e Cupra aceleram os processos de eletrificação.
Haupt tem mais de 20 anos de experiência no Grupo Volkswagen e desempenhou cargos de liderança em marcas e países diferentes. No seu currículo está, por exemplo, o lançamento do T-Roc na Autoeuropa de Palmela, e a introdução da plataforma A0 em Wolfsburg, Alemanha. Em Espanha, depois de assumir a vice-presidência executiva de Produção e Logística, em 2022, levou a cabo um processo de transformação que incluiu 3000 milhões de euros em investimentos na eletrificação da fábrica de Martorell, unidade nos subúrbios de Barcelona.
Sob o comando do alemão, o fabricante espanhol prosseguiu o desenvolvimento do projeto da gama de citadinos elétricos do Grupo Volkswagen, que abrange quatro carros para três marcas a produzir em duas fábricas do consórcio alemão, ambas em Espanha (Pamplona e Martorell). Brevemente, apresentação da versão definitiva do primeiro membro da “família”, o Cupra Raval, que começará a sair da linha de produção em março de 2026, com o objetivo de participar no esforço de tornar a mobilidade elétrica mais acessível.
“A experiência em produção, logística e planeamento estratégico torna-o no líder ideal para impulsionar a estratégia de eletrificação da SEAT e o crescimento contínuo da Cupra. Tendo comandado com sucesso a transformação das instalações e a preparação para a produção da ‘família’ de carros elétricos citadinos, está muito bem posicionado para construir o futuro das marcas”, disse Schäfer.

Preparar o futuro
Um dos principais pilares estratégicos da SEAT é o crescimento da Cupra, divisão que já vendeu mais de 950.000 automóveis em todo o mundo. Nos primeiros oito meses de 2025, a marca que atua no mercado de forma “autónoma” desde 2018 entregou 216.000 carros, mais 36% do que no período homólogo de 2024, resultado que confirma o sucesso da empreitada e do plano de expansão da gama.
“Temos muitos desafios pela frente, mas estou certo de que o nosso compromisso com o processo de transformação, que é apoiado por uma equipa unida, é uma garantia sucesso. Estamos cada vez mais próximos de momentos muito entusiasmantes, à medida que avançamos na transição para a eletrificação. É um futuro em que sempre acreditei e trabalharemos mais do que nunca para conseguirmos concretizá-lo”, disse Haupt, que também ambiciona introduzir a marca em mercados novos.

Alinhada com a ambição de globalização da marca e do “made in” Espanha, a Cupra apoiar-se-á no sucesso que alcançou em muitos mercados importantes e está de olho em todas as oportunidades de crescimento, nomeadamente no Médio Oriente. Obrigatoriamente, a SEAT também é pedra angular da estratégia da empresa que produziu mais de 21 milhões de carros desde 1950 e vendeu mais de 172.700 nos primeiros oito meses de 2025. A marca do Grupo Volkswagen, no imediato, prepara-se para a renovação dos “best-sellers” Ibiza e Arona.
“Estamos apenas no início de capítulo entusiasmante novo na nossa história. Temos duas marcas que se complementam e estamos mais preparados do que nunca para liderarmos o futuro da mobilidade, fazendo-o com a inovação e a paixão que sempre nos diferenciaram”, concluiu Haupt.
Comentários