Siga ao vivo a estreia da Citroën na Fórmula E!
- José Caetano
- há 6 horas
- 3 min de leitura
É o início da contagem decrescente para a estreia da Citroën Racing na Fórmula E! Esta segunda-feira, às 17h30 em Portugal Continental, encontro em Paris, França, para a apresentação da equipa francesa. Os nomes dos pilotos já são conhecidos: Jean-Éric Vergne e Nick Cassidy. Siga a apresentação em direto, e em exclusivo!

A Stellantis, proprietária da Maserati, decidiu inscrever outra marca do consórcio no Mundial de Fórmula E, em substituição do fabricante italiano de desportivos. E a escolha recaiu na Citroën, com o francês Jean-Éric Vergne e o neozelandês Nick Cassidy como pilotos. A Época 12 do Mundial arranca a 6 de dezembro, com ePrix em São Paulo, no Brasil.
A Citroën, ao contrário da Maserati, produz e vende carros populares e conta com gama cada vez mais diversificada de motorizações elétricas ou eletrificadas. Esta entrada no Mundial de Fórmula E, coincide, temporalmente, com uma ofensiva de produtos novos e permite à marca desenvolver e promover todas as competências tecnológicas. E, simultaneamente, proporciona-lhe acesso a plataforma relevante para atividades de comunicação e marketing.

A Maserati, durante a participação no Fórmula E, participou em 27 ePrix, somando três vitórias, uma por época, as duas primeiras com o alemão Maximilian Günther (2022-23 e 2023-24), a terceira com o belga Stoffel Vandoorne (2024-25). A equipa montada em parceria com a MSG, entidade que sucedeu à Venturi e está baseada no Mónaco, estreou-se no campeonato em 2023, na Cidade do México, e também conseguiu sete pódios e duas “poles. A MSG, confirmando-se as informações que temos, continuará no Mundial, agora ao lado da Citroën Racing.
Muitos sucessos no Dakar, no WRC e no WTCC
A Citroën Racing (ex-Citroën Compétitions e Citroën Sport) opera na dependência da Stellantis Motorsport, divisão desportiva liderada pelo francês Jean-Marc Fiont, e tem história longa e rica no desporto automóvel, com vitórias e títulos nos ralis e na velocidade, e passagens fugazes por campeonatos de monolugares – competiu só Fórmula Bleue, em França, durante as décadas de 1960 e 1970. No currículo da marca, quatro triunfos no Rali Dakar, oito títulos de construtores e nove de pilotos no WRC (entre 2003 e 2019, com Sébastien Loeb e Sébastien Ogier como “pontas de lança”, conquistou 102 primeiros lugares em rondas do Mundial (mais, apenas a Toyota, com 104), e três títulos de equipas e três de pilotos no WTCC (todos com José María López como protagonista).

A Citroën Racing, para o Mundial de Fórmula E, conta com o mesmo monolugar da DS Penske, equipa que permanecerá no campeonato até ao fim da próxima época, a 12.ª na história do campeonato e a última do Gen3. Na 13, introdução do Gen4 e “adeus” da marca francesa ao Mundial, o que abre vaga para a “entrada em cena” de outro fabricante propriedade do consórcio (e fala-se, insistentemente, no nome da Opel).
Jean-Éric Vergne e Nick Cassidy encontram-se entre os pilotos mais experientes e bem-sucedidos na Fórmula E. O primeiro é francês, tem 35 anos e acabou a Época 11 na sexta posição. No campeonato, em 146 ePrix, regista dois títulos, 11 vitórias, 38 pódios e 17 “poles”. O segundo, neozelandês de 31, abandonou a Jaguar como vice-campeão. Na categoria, em 79 corridas, 11 vitórias, 25 pódios e sete “poles”. Vergne e Cassidy, em 2026, também serão companheiros de equipa no Mundial de Resistência (WEC), na Peugeot.
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