Stellantis com “casa cheia” no ECar Show
- Pedro Junceiro
- há 13 horas
- 5 min de leitura
Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Leapmotor, Opel e Peugeot, marcas do Grupo Stellantis, apresentam-se no ECAR Show com novidades relevantes para o mercado nacional, oferecendo propostas para os mais diversos segmentos e com tipologias distintas de eletrificação. Tudo para ver até domingo, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Numa viagem por várias latitudes, as marcas do Grupo Stellantis apresentam-se com muitas novidades no ECAR Show, que abriu as suas portas hoje, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. A aposta nos automóveis eletrificados – entre 100% elétricos e híbridos – é cada vez mais forte e as marcas da Stellantis, da Abarth à Peugeot, surgem neste evento com algumas das suas mais recentes novidades.
Indo por ordem alfabética, a Abarth surge com os seus dois modelos 100% elétricos de aptidões desportivas, o 500e e o 600e, destacando-se este último pelo seu carácter mais dinâmico e pelo desenvolvimento inspirado na competição automóvel, com motor elétrico de 280 cv na sua variante mais potente, a Scorpionissima. Na Alfa Romeo, aparecem os Junior Ibrida e Elettrica, para responder a necessidades diferentes de condução.

Citroën focado no C3 Aircross
Se os modelos da Abarth e da Alfa Romeo já são conhecidos, no “stand” da Citroën decorre um lançamento totalmente novo na forma do C3 Aircross, fase mais recente deste nome já com peso na gama da Citroën. Incorporando a mais recente linguagem de estilo da marca francesa e os conceitos “Advanced Comfort” para os bancos e para as suspensões (com batentes hidráulicos), o C3 Aircross vale-se ainda da opção de sete lugares a bordo, que torna este modelo mais versátil.
O C3 Aircross tem por base a plataforma “Small Car” do grupo, partilhada com modelos como o Fiat Grande Panda ou o Opel Frontera, e dispõe de motorização híbrida (“mild-hybrid”) de 145 cv, com base no motor 1.2 turbo associado a sistema elétrico de 48 V, prometendo maior eficiência e ajuda nos desempenhos. Além disso, a ofensiva elétrica passa pelo ë-C3 Aircross, com as mesmas premissas, mas com motor elétrico de 113 cv e bateria de 44 kWh, com autonomia prevista para 320 km. A versão híbrida de 145 cv tem um custo base de 24.890€, enquanto a elétrica parte nos 26.490€ (há versão de entrada a gasolina de 100 cv, desde 19.290€).
Além disso, a restante gama, como a do C4 renovada, também marca presença no ECAR Show, demonstrando a sua face nova e novas competências tecnológicas.
Números de coleção
Prosseguindo para a DS Automobiles, a marca “premium” revela dois modelos novos, os Nº4 e Nº8, este último tratando-se de automóvel totalmente novo, recorrendo a sistema motriz elétrico que, na versão com bateria de maior capacidade, apresenta autonomia combinada WLTP de 750 km – cerca de 500 km em autoestrada, graças à bateria de 97,2 kWh de capacidade útil na versão High Range de tração dianteira (FWD) de 245 cv. Há ainda versões de tração dianteira com bateria de 74 kWh úteis (230 cv) e de tração integral High Range, com potência combinada de 350 cv.
Concebido para ser o modelo mais eficiente de todo o Grupo Stellantis, o Nº8 obedece à ideia da “arte de viajar”, com aerodinâmica extremamente cuidada e identidade pautada pela assinatura luminosa DS Luminascreen, com faixas verticais e logótipo iluminado. O interior também merece destaque pelo refinamento e cuidado nos materiais (muitos dos quais sustentáveis), a que se junta também o lado tecnológico, como o ecrã tátil de 16 polegadas.
O Nº4 também se apresenta reformulado, com imagem atualizada a exemplo do Nº8, além de dispor de mais valências tecnológicas a bordo.

Grande Panda
Na Fiat, assiste-se à reinterpretação de um nome icónico, com o Grande Panda a posicionar-se como um modelo de geração totalmente nova e com versões “mild-hybrid” de 110 cv e elétrica de 113 cv (bateria de 44 kWh), alinhando-se com diferentes tipos de utilização. O desenho muito próximo ao do modelo lançado na década de 1980 é um argumento muito forte apontado pela marca italiana, que também realça muitos dos detalhes interiores feitos em fibras de bambu e revestimentos sustentáveis.
Há ainda solução inusitada para a arrumação do cabo de carregamento na versão elétrica, que se arruma dentro de compartimento dianteiro escondido atrás da grelha. Os preços do Grande Panda arrancam nos 18.600€ da versão híbrida de 48 V e nos 23.550€ da versão elétrica.
A bússola da Jeep
A americana Jeep apresenta a tecnologia 4xe aplicada ao Avenger, dando-lhe maiores competências fora do asfalto por mérito da aplicação de um motor elétrico no eixo traseiro. Além disso, dispõe de ângulos todo-o-terreno melhorados e distância ao solo adicional de 10 mm, proporcionando ângulos otimizados de aproximação de 22°, de viragem de 21° e de saída de 35°. O sistema motriz é conhecido, tratando-se da motorização “mild-hybrid” de 48 V de 145 cv de potência combinada.
Mas a maior novidade da Jeep é o Compass, concebido na base STLA Medium da Stellantis e conta com gama alargada de motorizações: e-Hybrid de 145 cv, e-Hybrid Plug-in de 195 cv e opções 100% elétricas de 213 cv e de 231 cv (ambas de tração dianteira) e de 375 cv de tração integral (4xe).
O Compass First Edition está disponível desde 51.750€ na versão BEV associada e desde 41.000€ na versão e-Hybrid de 145 cv.

C10 com extensor de autonomia
Marca mais recente da Stellantis, a Leapmotor apresenta no ECAR Show o elétrico T03, um citadino elétrico de baixo custo (18.985€) com autonomia até 265 km, mas uma novidade maior na forma do C10 REEV, variante do SUV elétrico com extensor de autonomia que lhe permite oferecer 974 km de autonomia combinada.
Este sistema utiliza um motor 1.5 a gasolina como gerador de energia para alimentar a bateria de 28,4 kWh de capacidade, sendo esta a responsável para movimentar o motor elétrico de 215 cv (158 kW), que tem a tarefa de movimentar as rodas. Ou seja, o C10 REEV é sempre movimentado pelo motor elétrico, dispondo de autonomia WLTP de 145 km. A marca aponta um consumo de 0,4 l/100 km e emissões combinadas de CO2 de 10 g/km.
Este modelo, já no mercado nacional, está disponível a partir dos 37.454€, ligeiramente acima dos 36.785€ do C10 BEV, com bateria de 69.9 kWh, motor de 218 cv (160 kW) e autonomia estimada WLTP de 420 km.
Frontera de regresso
Na Opel, o regresso do Frontera está em destaque, complementando a gama de SUV eletrificados da marca germânica, composta pelos Mokka e Grandland. Trata-se de reinterpretação de modelo do passado, mas agora em formato SUV compacto, também com base partilhada com os Citroën C3 Aircross e Fiat Grande Panda, oferecendo soluções práticas e alinhadas com o espírito da Opel, incluindo sete lugares a bordo. O estilo também revela nova abordagem, evoluindo ainda a linguagem de “design” da companhia de Rüsselsheim.
O Frontera tem versões “mild-hybrid” de 110 cv e de 145 cv, ambas assentes na motorização 1.2 Turbo associada a sistema de 48 V, havendo ainda versão elétrica de 113 cv com bateria de 44 kWh.
Os preços do novo Frontera arrancam nos 24.990€ da versão Hybrid 110 cv Edition, passando pelos 26.490€ da versão Hybrid 145 cv Edition e culminando nos 29.990€ da versão Electric Edition. O nível de equipamento GS implica um acréscimo de 3.500€.
Na gama Peugeot, o destaque vai para os 3008 e 5008 também com versões eletrificadas e 100% elétricas, assumindo-se como modelos de proa na estratégia da marca francesa na sua ambição para atingir a neutralidade carbónica.
Vale a pena observar o DS8, materiais excelentes ao toque, dá ideia de ser um misto de coupé e de SUV, não sendo alto tem uma bagageira de respeito, imensa em profundidade, com bancos traseiros recolhidos, então, bagageira infinita…