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Vantagem da Tesla diminui

Atualizado: 6 de jul.

A Tesla foi a marca que mais ligeiros de passageiros 100% elétricos registou em Portugal no primeiro semestre do ano, mas a vantagem da marca norte-americana sobre as rivais diminuiu de forma substancial, de acordo com os dados mais recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). As matrículas de ligeiros de passageiros elétricos, durante este período, teve um aumento de 30,2%, na comparação com janeiro-junho de 2024.


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Tendo regressado aos números positivos no mês de junho, a Tesla foi a marca que mais ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV) matriculou no primeiro semestre em Portugal, de acordo com os dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). No entanto, a quantidade de unidades matriculadas foi bastante interior à verificada no mesmo período do ano passado, verificando-se uma quebra de 25,3%.

 

Seja por efeitos das polémicas em que Elon Musk se viu envolvido na primeira metade do ano, seja pela mudança de ciclo do Model Y, aquele que é um dos modelos mais vendidos da Tesla, o número de modelos matriculados em Portugal durante os primeiros seis meses do ano caiu 25,3%, com os 4.088 exemplares de 2025 a compararem-se diretamente os 5.470 verificados no ano passado. Em resultado, a quota de mercado da Tesla também caiu, passando de 28,47% para 16,34%, ainda assim  quase o dobro da segunda melhor, a Peugeot.


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A marca francesa foi uma das que registou maior crescimento entre as marcas consideradas generalistas, com 2.274 unidades matriculadas (uma vez mais, considerando apenas os ligeiros de passageiros), crescendo 122,5% e com uma quota de mercado de 9,09%. A escassa distância, a BMW ocupa o lugar mais baixo do “pódio” nas vendas de elétricos, com a marca bávara a matricular 2.257 unidades – cresce 21,0% e obtém uma quota de mercado de 9,02%.

 

A BYD assume a quarta posição no cômputo do primeiro semestre, com modelos como o Atto 2 e o novo Dolphin Surf a ajudarem a marca chinesa a ganhar posições e peso no mercado: com 2.135 unidades registadas, tem um crescimento de 126,4% e quase duplica a sua quota de mercado de 4,91% para 8,53% no primeiro semestre de 2025.


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A Mercedes-Benz cresce 9,5%, com 1.387 ligeiros de passageiros elétricos matriculados, ao passo que a Citroën, por efeito do ë-C3 e ë-C4 também melhora a sua prestação, com 1.314 veículos matriculados e uma subida de 60,8%. O maior crescimento no “top-10”, no entanto, vai para a Renault, com o 5 E-Tech a traduzir-se num modelo de sucesso para a marca francesa: cresce 128,3%, matriculando 1.251 veículos.

 

Na lista dos 10 primeiros, além da Tesla, também a Volvo apresenta um valor negativo, com a marca sueca a cair 17,9%, com 1.239 unidades matriculadas (1.510 em igual período do ano passado).

 

Outros dados dignos de registo são os aumentos da Dacia (587 unidades; +179,5%), da Mini (557 unidades; +220,1%) e, sobretudo, da Porsche (418 unidades; +1.448,1%).


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Mercado em crescendo 

Os números de crescimento apresentados pela grande maioria das marcas justificam, também, a ascensão do mercado de ligeiros de passageiros. Entre janeiro e junho de 2025 as matrículas de ligeiros de passageiros eletrificados (entre elétricos, híbridos “plug-in” e híbridos) totalizaram 70.783 unidades, o que se traduz numa variação positiva de 36,7% relativamente a período homólogo de 2024.

 

Olhando apenas para os veículos 100% elétricos, no primeiro semestre de 2025 verificou-se um aumento de 30,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, tendo sido matriculados 25.017 unidades.


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