Toyota: elétricos feitos na Europa
- João Isaac
- 30 de jul.
- 2 min de leitura
A Toyota pretende produzir automóveis elétricos na Europa a partir de 2028. De acordo com as informações disponíveis, o primeiro, um Sport Utility Vehicle (SUV), será fabricado em Kolín, na República Checa. A notícia foi divulgada pela agência de notícias japonesa Nikkei e também indica que a operação tem a ambição inicial de fazer 100.000 unidades por ano.

Esta produção localizada é uma resposta à proibição de comércio de automóveis novos com motores de combustão na União Europeia (UE) a partir de 2035. O objetivo da Toyota é expandir de forma significativa o portefólio de elétricos na Europa, ofensiva que iniciou com o bZ4X atualizado recentemente. No próximo ano, reforço da gama com outro elétrico, o C-HR+.
De acordo com a mesma notícia, a Toyota tem a ambição e o compromisso de investir cada vez mais numa tecnologia que representa, atualmente, menos de 2% das vendas da marca. Outra meta que parece já ter sido redefinida é a de atingir, até 2027, a produção anual de 1 milhão de elétricos, sete vezes mais do que o volume registado no ano passado.

Ao dar início à produção de elétricos na Europa, e para além de garantir a redução das emissões poluentes da frota europeia e o cumprimento da regulamentação inscrita na futura norma Euro 7, a Toyota também consegue otimizar as suas cadeias de abastecimento, reduzir as emissões associadas à operação logística e melhorar a competitividade em termos de custos.
A operação na República Checa (TMMCZ), recorda-se, foi criada em 2002 como “joint-venture” com a PSA Peugeot Citroën. A empresa passou a ser totalmente detida pela Toyota apenas a 1 de janeiro de 2021 e, atualmente, em Kolín, produz o Aygo X e o Yaris.
Comentarios