Volkswagen pára produção em Zwickau
- João Isaac

- 27 de set.
- 2 min de leitura
Fabricante alemão, durante uma semana, pelo menos, interrompe a produção dos carros elétricos. Decisão também abrange o Cupra “gémeo” do ID.3, o Born, e o Audi Q4 “derivado” do ID.4.

As notícias sobre paragens de produção em fábricas de automóveis na Europa são cada vez mais comuns, devido a degradação na atividade comercial que penaliza, sem surpresa, as operações industriais. E, assim, depois de anúncios da Ford para Colónia (Alemanha), Volkswagen para Hannover (Alemanha) e Stellantis para seis fábricas em cinco países do continente, fabricante de Wolfsburg outra vez no topo da atualidade informativa, com a confirmação da decisão de parar a montagem de carros elétricos, temporariamente, em Zwickau, também na Alemanha (mínimo de uma semana em outubro, pelo menos). E, diz-se, a medida poderá até estender-se a unidade alemã (Emden).
De acordo com notícia do Frankfurter Allgemeine Zeitung, a paragem da produção em Zwickau foi confirmada por responsável da fábrica em que Volkswagen produz, atualmente, cinco carros, todos baseados na plataforma MEB: ID.3 (e Cupra Born), ID.4 (e Audi Q4 e Q4 Sportback e-tron) e ID.5.

A situação em Zwickau, recorda-se, era já algo tensa, depois de conhecido o plano da Volkswagen para transferir a produção do ID.3 (e do Born) para Wolfsburg, após deslocalização da montagem do Golf da Alemanha para o México. A marca estuda a concentração da produção do ID.4 em Emden – o ID.5 deixará de existir, devido à procura reduzida –, o que também terá impacto no Audi Q4 e-tron.
A paragem dos trabalhos em Emden ainda não está confirmada. Na unidade, além do ID.4, a Volkswagen produz os ID.7 e ID.7 Tourer. Empresa e trabalhadores estão em negociações sobre a interrupção, mas ainda há acordo entre as portas. Porém, a agência de notícias e informações financeiras Bloomberg, que cita fonte interna, a paragem está mais do que decidida pela administração do consórcio.







Comentários