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Foto do escritorPedro Junceiro

Volkswagen despede 35.000 trabalhadores na Alemanha

Atualizado: 26 de dez. de 2024

A Volkswagen anunciou que planeia despedir cerca de 35.000 funcionários nas fábricas alemãs, tendo chegado a acordo com o maior sindicato dos trabalhadores, o IG Metall, para a reestruturação das operações no país, para a redução dos custos. Entre as maiores alterações, a transferência da produção do Golf para o México em 2027.



Concretizando-se a necessidade de reorganizar as suas operações na Alemanha, a Volkswagen confirmou que irá proceder ao despedimento de mais de 35.000 trabalhadores nas suas fábricas alemãs, enquanto a localização de produção dos seus modelos também será alterada de forma significativa nos próximos anos.

 

Após negociações intensas entre a Volkswagen AG, o sindicato IG Metall e o Conselho Laboral, obteve-se um acordo denominado “Zukunft Volkswagen” (Futuro Volkswagen, em português), no qual são detalhados os elementos-chave para a sustentabilidade da companhia em termos futuros num momento em que a indústria automóvel europeia atravessa um período de forte convulsão.


A marca alemã adiantou que pretende uma redução de custos laborais na ordem dos 1.5 mil milhões de euros por ano

 

A marca alemã adiantou que pretende uma redução de custos laborais na ordem dos 1.5 mil milhões de euros por ano, de acordo com o acordo coletivo obtido agora, embora o espectro de poupança seja muito maior, se se tiverem em conta outras medidas da esfera laboral e também na redução de produção na ordem das 734.000 unidades por ano.



Tal dever-se-á à passagem da produção dos modelos Golf e Golf Carrinha para a cidade de Puebla, no México, a partir de 2027, enquanto o T-Roc Cabrio irá ser extinto, cessando a sua produção na fábrica de Osnabrück.

 

No total, a redução dos custos associados ao setor laboral, mas também a diminuição dos custos de desenvolvimento conduzirão a uma redução nos custos na ordem dos 4 mil milhões de euros. O acordo, no geral, irá gerar poupanças na Volkswagen AG acima dos 15 mil milhões de euros por ano a médio prazo.

 

Para Oliver Blume, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen, esta é a solução ideal para manter o grupo competitivo: “Após longas e intensas negociações, o acordo constitui um sinal importante para a viabilidade futura da marca Volkswagen, da Volkswagen Veículos Comerciais e das fábricas de componentes. Com o pacote de medidas acordado, a empresa definiu um rumo decisivo para o seu futuro em termos de custos, capacidades e estruturas. Estamos agora novamente em condições de traçar com êxito o nosso próprio destino”.



Mudanças na produção 

A Volkswagen adianta que estas mudanças na produção na Alemanha, com a redução aproximada de 734.000 unidades responde ao mercado automóvel decrescente na Europa e à concorrência cada vez mais feroz, criando ao mesmo tempo os requisitos fundamentais para uma produção comercialmente viável na sua sede na Alemanha.

 

A organização das fábricas será, assim, modificada. Em Wolfsburgo, a produção dos Golf e Golf Carrinha será transferida para Puebla, no México, assumindo o seu lugar os modelos ID.3 e CUPRA Born, o que permitirá à fábrica sede a redução das linhas de montagem de quatro para duas. O futuro da fábrica também será assegurado no final da década pela introdução do Golf elétrico e de outro modelo com base na futura arquitetura SSP elétrica. Em termos de desenvolvimento, também há uma reorganização técnica através de uma utilização mais eficiente das sinergias do grupo.

 

Como parte deste realinhamento, cerca de 4000 postos de trabalho serão cortados até 2030, com muitas tarefas transferidas para outras áreas dentro da rede de desenvolvimento técnico.

 

Em Osnabrück, a produção do T-Roc Cabrio será terminada em meados de 2027, estando em análise “opções para uma utilização diferente do local”, ao passo que a “Fábrica Transparente”, em Dresden, deixará de produzir automóveis no final de 2025 (o ID.3), com planos para “opções alternativas” em curso. Entre estas, inclui-se a possibilidade de a Volkswagen AG participar num regime de cedência a terceiros.



 A fábrica de Zwickau manterá a produção dos Audi Q4 e-tron (SUV e Sportback), ao passo que a de Emden vai produzir os ID.7, ID7. Tourer e ID.4, mesmo depois do “facelift” dos modelos.

 

A fábrica principal da Volkswagen Veículos Comerciais, em Hannover, continuará a ser o local de produção do ID.Buzz e do Multivan. Foram acordadas medidas concretas para reduzir de forma sustentável os custos da fábrica, dando-lhe bases para investir em futuros produtos utilizando os seus próprios recursos.

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