Clio regressa ao topo da Europa após cinco anos
- Pedro Junceiro
- há 1 dia
- 2 min de leitura
O Renault Clio voltou a ser o carro mais vendido da Europa no mês de abril de 2025, de acordo com os dados mais recentes da JATO Dynamics, regressando a uma posição que já não ocupava desde junho de 2020. Entre os elétricos, o Skoda Elroq “entrou” a liderar...

Vivia-se ainda em plena pandemia de Covid-19 da última vez que o Renault Clio liderou a tabela de modelos mais vendidos da Europa – junho de 2020. Desde então que o modelo francês tem vindo a ocupar posições secundárias no mercado europeu, sobretudo atendendo ao crescimento da tendência SUV entre o segmento B.
No entanto, em abril de 2025, o Clio regressou à posição cimeira da tabela de vendas do mercado europeu, de acordo com os dados mais recentes da JATO Dynamics, com o modelo da Renault a contar com 18.997 unidades matriculadas em abril (15% dos quais com motor turbodiesel), ainda assim com uma descida de 3% face aos registos do mesmo mês de 2024.

Porém, o seu rival dos últimos anos, o Dacia Sandero, teve uma quebra maior, de 28%, matriculando 18.590 unidades e ficando com o segundo lugar da tabela de vendas, com o Peugeot 208 a fechar o “top 3”, outro modelo de segmento B, a ficar no terceiro posto, com 16.529 automóveis matriculados (também com descida de 6% face ao ano passado).
Por outro lado, o destaque vai para o Volkswagen Tiguan, que saltou para o quarto lugar da tabela de vendas de abril, matriculando 16.277 unidades (35% dos quais com motorização Diesel), crescendo 32% face ao mesmo mês de 2024, seguido por três modelos que também tiveram um mês de abril muito positivo – o Citroën C3, com 16.113 unidades (+7%), o Toyota Yaris Cross (15.989 unidades; +14%) e o Dacia Duster (15.900 unidades; +17%).

Elroq lidera nos BEV
No que diz respeito aos automóveis 100% elétricos, o Skoda Elroq assumiu o comando com 7.998 unidades matriculadas, comprovando a boa aceitação deste SUV médio logo no arranque das vendas.
Seguiram-se três automóveis da Volkswagen, sobressaindo a prestação impressionante do ID.7, que foi o terceiro mais vendido em abril com 6.776 unidades e um crescimento de 640%. À sua frente, em segundo, ficou o ID.3 (6.932 unidades; +34%), enquanto atrás de si ficou o ID.4 (6.297 unidades; +3%).
O Kia EV3 também “entrou” bem no mercado dos elétricos, com o quinto lugar, matriculando-se 5.680 unidades, logo seguido do também bem-sucedido Renault 5 E-Tech, que foi o sexto melhor, com 5.662 unidades matriculadas.
Em contrapartida, os volumes do Tesla Model Y e do Volvo EX30 diminuíram 53% e 57%, respetivamente.

תגובות