top of page
Logotipo | e-auto

Ferrari 499P vence 6 Horas de Spa

Atualizado: 11 de mai.

Em 2025, no Mundial de Resistência, três corridas, três vitórias “à geral” da Ferrari. Este sábado, o 499P número 51 ganhou as 6 Horas de Spa, Bélgica, conquistando, assim, o segundo sucesso consecutivo deste hipercarro no campeonato! A Ferrari, marca "apoiada" pela AF Corse no WEC, também venceu a categoria LMGT3, com o 296 LMGT3 número 21. E, nesta categoria, português Bernardo Sousa, num Ford Mustang LMGT3, quarto. Segue-se a 93.ª edição das 24 Horas de Le Mans (14 e 15 de junho).



À terceira temporada no Mundial de Resistência (WEC), os Ferrari 499P com que a AF Corse compete no campeonato reinventado em 2012, aparentemente, não tem rivais. Em 2025, em três corridas, três vitórias do hipercarro da marca transalpina, a segunda consecutiva do número 51, com Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, os pilotos no comando da classificação, depois do sucesso do 50, com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen no arranque da época, na corrida de 1812 km no Bahrain!



Esta tarde, nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, 98.874 espectadores, segundo os números da organização, assistiram a corrida excitante que “abre o apetite” para a edição 93 das 24 Horas de Le Mans, a próxima ronda do campeonato, a 14 e 15 de junho, no Circuito de la Sarthe. A Ferrari, com o 499P, passa a somar seis sucessos em 23 corridas desde que regressou à categoria de topo da resistência (Hypercar), no coincidiu com o arranque do Mundial de 2023. E este é apenas o primeiro êxito da marca italiana no circuito nas Ardenas, Bélgica, em 53 anos, numa corrida com origens que remontam a 1953 e em que o fabricante de Maranello passou a contar com um recorde de 11 triunfos!



As 6 Horas de Spa-Francorchamps figuram no calendário do Mundial desde 2012, mas a corrida, até 1975, teve 1000 km de extensão e realizava-se na configuração original do circuito na Bélgica, à época com 14,1 km! Nesse período, 10 vitórias da Ferrari, a mais recente em 1972, com o 312 PB de Arturo Merzario e Brian Redman! Este sábado, 11.º êxito da marca do “cavallino rampante”, que também festejou, a exemplo do que sucedeu há 53 anos, a segunda posição, com o 499P número 50 e Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen.


A Alpine, tão ou mais surpreendentemente do que a “dobradinha” da Ferrari com o 499P, acabou as 6 Horas na terceira posição, com o A424 número 36, conseguindo só o segundo pódio desde a estreia no WEC, no arranque da temporada de 2024. E o primeiro na ronda 7 do campeonato do ano passado, as 6 Hora de Fuji, no Japão. Apenas um piloto integrava as duas equipas, Mick Schumacher. Em Spa, partilhou a condução do hipercarro francês, que terminou apenas a 5,148 s dos vencedores e a 0,919 s dos segundos classificados (após 150 voltas aos 7,004 km do circuito), com Jules Gounon e Frédéric Makowiecki (no ano passado, dividiu-o com Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière). A campeã de construtores em título, a Toyota, com o GR010 Hybrid número 8, terminou na quarta posição (7 em sétimo) e a Porsche, com os dois 963, foi nona com o 6 dos campeões de pilotos Kévin Estre e Laurens Vanthoor Estre (somou-se-lhes o campeão Pascal Wehrlein, campeão da Fórmula E) e 12.ª com o 5.



Italianos também vencem LMGT3

O domínio da Ferrari na corrida belga estendeu-se à categoria LMGT3, com os 299 LMGT3 da equipa Vista AF Corse. Ganhou o 21, com François Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera, enquanto o 54, de Francesco Castellacci, Thomas Flohr e Davide Rigon, acabou em terceiro, imediatamente atrás (1,875 s, após 137 voltas) do Ford Mustang LMGT3 88 da Proton Competition. É a primeira vitória da equipa este ano, após os êxitos da TF Sport (Chevrolet Corvette Z06 GT3.R) no Bahrain e da Manthey 1st Phorm (Porsche 911 GT3 R) em Imola.



Para Bernardo Sousa, no Ford Mustang LMGT3 da Proton Competition que partilha com Ben Barker e Ben Tuck, fim de semana muito positivo, com quarta posição na corrida, a 1,002 s da terceira, depois da terceira posição na qualificação realizada na véspera. E, nesta corrida, com as paragens nas boxes para reabastecimentos e mudanças de pneus ou trocas de pilotos, o carro do português, que tem o número 77, até passou pelo comando da categoria!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page