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Ferrari atualiza 499P do WEC

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

Atualizado: 16 de fev.

A Ferrari revelou a decoração nova do 499P, o hipercarro com que vai competir na edição de 2025 do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), programa liderada pela equipa AF Corse. Não existem muitas mudanças técnicas ou na formação de pilotos e a prioridade para este ano é, sobretudo, "atacar" a terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans.



Mantêm-se os modelos, os pilotos e os números: a Ferrari revelou a decoração atualizada dos 499P com que vai competir no Campeonato do Mundo de Endurance (WEC), com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen no carro com o #50 e Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi no carro com o #51.

 

A marca italiana vai assim tentar obter os títulos de pilotos e de construtores, mas sobretudo, repetir o triunfo nas 24 Horas de Le Mans, o que já conseguiu dois anos consecutivos desde o seu regresso à categoria principal dos carros de resistência (Hypercar).

 

O 499P mantém a mesma configuração técnica do carro que competiu na segunda parte da temporada passada, pelo que a grande novidade é mesmo a decoração, com alguns elementos novos a adornar aquele protótipo. O vermelho continua a ser a cor dominante, mas os elementos em amarelo “Giallo Modena” foram reinterpretados, sendo mantido para evocar a decoração dos carros que venceram em Le Mans nos dois anos anteriores.


Ferrari atualiza 499P Hypercar para o WEC

Sem “joker” 

Na ronda de abertura do Campeonato do Mundo no Catar, a 28 de feveeiro, a Ferrari vai entrar em pista com o 499P na configuração técnica introduzida na quinta ronda da temporada de 2024 disputada em São Paulo (Brasil). Esta marcou a estreia do primeiro pacote de evolução técnica (“joker”), que apresentava atualizações ao nível do arrefecimento dos travões e alguns pormenores aerodinâmicos.


Com base nesta configuração, a equipa trabalhou durante todo o inverno para otimizar o pacote técnico global, tanto nas sessões de testes permitidas na pista como no simulador. A Ferrari garante ter trabalhado “meticulosamente dentro dos limites regulamentares” para aumentar a fiabilidade e afinar os aspetos que reconhecia estar atrás da concorrência – incluindo operações da equipa relacionadas com a corrida.  


Assim, o 499P continua a fazer uso de um sistema híbrido composto por um motor V6 biturbo (que deriva do bloco presente nos modelos de estrada) associado a uma unidade elétrica (ERS) no eixo dianteiro. Os atuais regulamentos do WEC e da Fórmula 1 convergem no sentido em que propõem a utilização de motores V6 com um sistema híbrido de 800 V, uma filosofia que a marca também aplica no seu mais recente hiperdesportivo, o F80.



Maior consistência 

A marca italiana define como objetivo lutar mais seriamente pelos cetros de Pilotos e de Construtores, sendo este último um título que escapa à Ferrari desde 1972. Para tal, Antonello Coletta, diretor global das competições de Endurance e de Competição Cliente (Corse Clienti) da marca, aponta a necessidade “de sermos ainda mais consistentes”.

 

“Nas épocas anteriores, tivemos altos e baixos porque, em 2023, que foi o nosso ano de estreia e, em 2024, a equipa teve de continuar a progredir numa categoria que ainda era nova para nós. Esta fase de aprendizagem continuou e, na época de 2025, espero que possamos estar na linha da frente na luta pelo título de campeão do mundo”, referiu, deixando também um alerta quanto à qualidade cada vez maior desta competição.“


Temos de ser humildes, pois estamos a competir com muitos construtores neste campeonato, alguns dos quais são mais experientes do que nós, pois estão envolvidos nesta categoria há muito mais tempo”, completou.



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