Félix da Costa pouco confiante no Porsche
- José Caetano
- há 3 dias
- 2 min de leitura
António Félix da Costa, na qualificação para o primeiro ePrix em fim de semana no Mónaco que tem dois, o que acontece pela primeira vez na Fórmula E, foi somente oitavo no Grupo B e, assim, na corrida de 29 voltas com arranque marcado para as 14h05, horário de Portugal Continental, é 15.º na grelha de partida! Taylor Barnard, piloto de 20 anos da McLaren, conquistou a “pole position”.

O português António Félix da Costa conseguiu apenas a 15.ª posição na grelha de partida para o primeiro ePrix do fim de semana com duas corridas do Campeonato do Mundo de Fórmula E no Mónaco, que recebe este campeonato de monolugares elétricos pela oitava vez. O piloto da Porsche integrou o Grupo B da qualificação e, terminando-o na oitava posição, a 0,222 s do mais rápido – Dan Ticktum, da Cupra KIRO –, “saiu de cena” precocemente, não competindo nos “duelos” que arrumam as primeiras quatro linhas da grelha de partida e atribuem a “pole position”.
“O carro nunca esteve em condições ótimas e senti-me pouco confiante”, afirmou Félix da Costa, que disse sentir-se insatisfeito tanto com o “setup” do 9XX Electric, com os problemas a afetarem tanto o “hardware” como o “software”. O português cumpriu os 3,337 km do Circuito do Mónaco em 1.29,258 m, contra os 1.28,661 m de Dan Ticktum e os 1.29,036 m de Robin Frijns, da Envision, o quarto classificado na série, registo que “fechou” os apuramentos para os duelos.
António Félix da Costa tem oito “poles” na Fórmula E, mas encontra-se em “jejum” há 1021 dias, uma vez que não vence uma qualificação desde 17 de julho de 2022. Então, encontrávamo-nos em Brooklyn, Nova Iorque, EUA, na ronda 12 da Época 8 e o piloto representava a DS Techeetah. E, no currículo, o português até tem “pole” no Mónaco – conseguiu-a na temporada, em 2021, assim desbravando o caminho para a vitória no ePrix nas ruas de Monte Carlo!

O britânico Taylor Barnard, da McLaren, aproveitou incidente com Oliver Rowland, da Nissan (toque no muro exterior da curva 1 do circuito monegasco), impôs-se na final sem nunca precisar de acelerar muito (1.30,117 m, após 1.26,315 m na meia-final em que eliminou Mith Evans, da Jaguar, o vencedor desta corrida em 2024!) e, assim, arrecadou a segunda “pole position” no Mundial de Fórmula E (primeira em Jeddah, Arábia Saudita, na ronda 4). Este piloto de 20 anos, recorda-se, é “rookie”, mas já tinha currículo na categoria (substituiu o compatriota Sam Bird, lesionado, em três corridas da Época 10, a primeira no… Mónaco).

Comentarios