top of page
Logotipo | e-auto

KIA pára produção do Ceed

Quase 20 anos depois da estreia comercial de automóvel que teve três gerações, a marca sul-coreana parou a produção do compacto comercializado apenas na Europa. Assim, ganha espaço na fábrica de Zilina, Eslováquia, para uma geração nova de carros elétricos.


ree

A história do Kia Ceed, depois de cerca de duas décadas de muitos bons serviços no segmento dos compactos (C), aproxima-se do fim. O modelo, recorda-se, foi o primeiro produzido pela marca na Europa, na fábrica de Zilina, Eslováquia, e teve três gerações, que foram introduzidas em 2006, 2012 e 2018.

 

De acordo com fonte da marca sul-coreana, a produção do Ceed já terá terminado na unidade eslovaca, o que representa o “fim da linha” para a berlina compacta de 5 portas e a carrinha. A produção do ProCeed (3 portas) foi descontinuada no final do ano passado.


ree

Porém, de acordo com notícia da publicação britânica Auto Express, que também cita fonte da KIA, o XCeed mantém-se em produção. De resto, antecipa-se mesmo uma atualização do “crossover” que beneficiará a imagem, a gama de motores e o equipamento. Esta decisão reconhece a importância do formato na Europa.


A “saída de cena” do Ceed explica-se com a introdução do EV4 e a necessidade de preparar a produção do EV2, elétricos que ocuparão o mesmo espaço do Ceed. O EV4 é o primeiro elétrico fabricado pela KIA na Europa, enquanto EV2 tem início de carreira programado para 2026.


ree

Recorde-se que já é possível encomendar o EV4 em Portugal, com o arranque das entregas aos clientes confirmado para setembro. Os preços iniciam-se nos 36.700 € (aproveitando-se a campanha de lançamento). A variante Fastback é importada da Coreia do Sul e está disponível a partir de 47.200 €.

f247d7e7-d434-4333-9669-0c4a004b00ed.JPG
bottom of page