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Lamborghini tem GT3 novo: o Temerario!

Atualizado: 14 de jul.

A Lamborghini abandonou o Mundial de Resistência (WEC) em 2024, após o fim da temporada de estreia do SC63, por não poder satisfazer a exigência de apresentar dois hipercarros na categoria de topo do campeonato. E, assim, o nome da marca italiana também desapareceu dos participantes em LMGT3. Este contratempo, no entanto, não parou o programa de desenvolvimento do substituto do Huracán GT3 Evo 2… Chama-se Temerario GT3 e teve estreia mundial no Festival de Velocidade de Goodwoood, em Inglaterra!


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A Lamborghini tem “touro” novo para o desporto automóvel. Chama-se Temerario GT3, foi apresentado no Festival de Velocidade de Goodwood, em Inglaterra, e tem a missão (exigente!...) de substituir o Huracán GT3 Evo 2 que continua em ação em competições de primeiro plano do desporto automóvel, do IMSA norte-americano ao DTM alemão ou ao Intercontinental GT Challenge (recentemente, na Alemanha, na ronda 4 do campeonato doméstico de GT3, vitória na primeira corrida do fim de semana em Norisring).

 

Desenvolvido em Sant’Agata Bolognese, Itália, o “berço” de todos os Lamborghini, o Temerario GT3 é a primeira máquina de competição derivada do superdesportivo com o mesmo nome equipado com tecnologia híbrida Plug-In (PHEV) que associa V8 4.0 biturbo (800 cv) a três motores elétricos. Para o touro com tração integral, a marca italiana anuncia 920 cv nos modos de condução Sport e Corsa, com todo o sistema em funcionamento, 800 cv no programa Strada e “apenas” 190 cv no Cittá que desativa a mecânica térmica e utiliza apenas a energia armazenada na bateria com 3,8 kWh de capacidade.


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O Temerario GT3, por razões regulamentares, é muito menos potente, também por não apresentar o sistema PHEV e contar com tração só às rodas posteriores. Para a construção da máquina de competição nova, a Lamborghini, que desenvolveu o carro de competição internamente, o que aconteceu pela primeira vez, recorreu a alumínio e fibra de carbono, combinação de materiais de ponta que assegura mais rigidez e menos peso. E a construção foi adaptada às necessidades específicas da competição, também para assistência pouco complexa durante as corridas.

 

O GT3 da Lamborghini mantém o V8 4.0 biturbo, mas a mecânica foi repensada de fio a pavio para garantia do cumprimento dos regulamentos GT3, sempre bastante restritivos, mas sem penalização das “performances”. O fabricante entregou mais de 200 unidades do antecessor, que soma 96 vitórias em campeonatos, em todo o mundo. Trata-se, portanto, de missão muito exigente! Rouven Mohr, diretor técnico da Lamborghini contou-nos as etapas principais do processo de desenvolvimento do modelo novo. "Pensámos em tudo, de eficiência aerodinâmica até às curvas de potência e à forma como as equipas operam carro que será muito competitivo em termos de tempo de volta e fácil de conduzir numa ampla variedade de condições, incluindo sob noite e à chuva. O projeto baseou-se na experiência de 10 anos com o Huracán GT3”.


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A estrutura em alumínio do chassis foi retirada, diretamente, da linha de produção do Temerario e convertida para uso em corridas, após processo de simplificação e redução massiva do peso, de forma a permitir remoções ou recolocações rápidas dos subquadros dianteiro e traseiro durante as operações em pista, e o subquadro traseiro (removível) foi criado pela Squadra Corse para acomodar os componentes do motor ou da caixa, tendo sido removidos os elementos que suportam, no carro de produção, os componentes híbridos, que não estão presentes nesta versão. No centro do quadro de alumínio foi integrada a gaiola de proteção, em conformidade com as normas de segurança da FIA para a categoria GT3. E o subquadro dianteiro também foi modificado, ficando sem os motores elétricos do Temerario. Por fim, a carroçaria, pela primeira vez, é fabricada em material composto de carbono.

 

O desenho do GT3 é o resultado da colaboração entre os membros que trabalham na equipa de aerodinâmica da Squadra Corse e do Centro de Estilo da marca, que procuraram mangter o estilo inconfundível do modelo de produção, adaptando-o aos requisitos do motor novo e do arrefecimento dos travões. E esta carroçaria foi concebida para permitir uma desmontagem e remontagem rápidas nas corridas, de modo a reduzir o tempo nas boxes, em caso de reparação. Acontece o mesmo com o difusor traseiro, a cobertura do motor e o “capot”. De resto, mesmo os faróis dianteiros têm um sistema de ligação rápida para facilitar a desmontagem.


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A remoção da unidade híbrida do motor aumentou a carga sobre os turbocompressores, que necessitam de um fluxo de ar mais elevado para manter o controlo da temperatura. A potência é fornecida pelo V8 4.0 biturbo derivado da produção, desenvolvido pelos engenheiros da Lamborghini com um novo turbocompressor e uma nova unidade compressora. Isto deve-se ao facto de o carro cumprir os regulamentos internacionais GT3, que não permitem sistemas híbridos. Ao fazê-lo, a Lamborghini alterou a forma como o motor fornece os 550 cv (sujeitos ao BOP), em vez dos 800 cv da motorização PHEV montada no modelo de estrada. A caixa, também nova, está montada transversalmente e conta com 6 velocidades. O sistema de escape foi desenvolvido pela Capristo.


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Finalmente, o GT3 novo tem uma distância entre eixos mais longa do que o Huracan e é mais largo à frente e trás, para melhorar a estabilidade nas curvas. A suspensão, também pela primeira vez, conta com amortecedores novos de seis vias da KW, também a fornecedora do SC63. Os pontos de fixação da suspensão já não requerem inserções de carbono no chassis, mas sim placas de montagem. A nova suspensão pode também ser substituída rapidamente nas boxes, permitindo poupar tempo nos treinos com a possibilidade de reconfigurações rápidas. Os pneus são montados em jantes de 18’’ da Ronal AG. O Temerário GT3 possui, ainda, uma cremalheira de direção hidráulica personalizada.

 

Segundo Maurizio Leschiutta, diretor de Motorsport da Lamborghini, «com o Temerario GT3, estamos a responder às necessidades das nossas equipas de clientes, que exigem um produto cada vez mais competitivo. O desenvolvimento ficará concluída em 2026, ano da estreia do carro numa série de eventos selecionados. E, na próxima temporada, continuaremos a fornecer apoio técnico a todas as equipas que continuarem a competir com o Huracán”, concluiu.

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