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Mais carros novos em outubro

As matrículas de carros novos no mercado europeu progrediram 4,9% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo a Dataforce. Na origem do resultado, que é positivo, o recuo das preocupações com as taxas alfandegárias e o sucesso das marcas chinesas, que passaram a deter o dobro da quota na região.


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Os registos de carros novos na Europa cresceram cerca de 5% (4,9%) em outubro, comparativamente ao período homólogo do ano passado. Este resultado aumenta a possibilidade de números positivos no fim de 2025, depois de primeiro semestre negativo, devido a todas as incertezas associadas à adoção de taxas alfandegárias e aos anúncios de prejuízos (ou de redução nos lucros) protagonizados por muitos fabricantes de automóveis. De acordo com a especialista Dataforce, venderam-se 1.097.663 viaturas em toda a região, considerando os estados-membros da União Europeia (UE), o Reino Unido e os países da EFTA, mais 50.982 do que em outubro de 2024.


Esta recuperação modesta do mercado, depois de primeiro semestre fraco, deve-se, diz a Dataforce, à tendência de crescimento (ou de estabilização) registada nos maiores países do continente – os registos aumentaram na Alemanha (7,8%) e em França (2,9%), e diminuíram só muito ligeiramente em Itália (-0,5%). No entanto, a equipa de analistas que estudou os números, alertou para o facto de cerca de 40% do progresso nas matrículas ter acontecido de forma “tática” e fora do retalho, nos canais dos concessionários e dos fabricantes, e dos carros de aluguer.

 

No acumulado de 2025, depois do quarto mês consecutivo de números positivos, crescimento de 1,8%, registo que contrasta com a diminuição de 1% apresentada no total de janeiro a junho. E as expetativas para 2026 também são otimistas, com os anúncios dos pacotes de incentivos à compra de carros elétricos nos mercados mais importantes da região (Alemanha, França e Itália).


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Chineses ganham quota, Citroën, Cupra e Mini vendem mais 

Em termos de crescimentos percentuais, marcas chinesas como protagonistas de outubro. Jaecoo (5960 carros), Leapmotor (3959) e Chery (1884) registaram vendas de quatro dígitos, a BYD progrediu 208%, para 17.514 unidades, e aproximou-se da MG, fabricante do consórcio SAIC, que cresceu “só” 35%, para 23.896. Já a Citroën ganhou 32%, beneficiando do aumento do ritmo de produção de C3 e C3 Aircross. Cupra e Mini, na comparação com outubro do ano passado, também melhoraram, e significativamente, as “performances” comerciais (26% e 25%, respetivamente).

 

Tesla (-45%), Porsche (-26%), Jeep (-18%) e Toyota (-12%) foram os destaques pela negativa. No caso dos japoneses, este recuo nas matrículas representou mesmo a perda (para a Skoda) da segunda posição no quadro das marcas mais vendidas na Europa. A Volkswagen manteve a primeira.

 

Também na análise dos números por consórcios, resultados muito positivos, com crescimentos de 11% para o Grupo Renault, 6,8% para o Grupo Volkswagen, 6,4% para o Grupo BMW e 4,5% para a Stellantis.

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