Motor de 5 cilindros no VW Golf R novo?
- João Isaac
- 28 de ago.
- 2 min de leitura
A versão comemorativa do 25.º aniversário das versões R da marca alemã, de acordo com fontes, deverá apresentar-se equipada com a mesma mecânica a gasolina do Audi RS3, que tem 5 cilindros, 2,5 litros, 400 cv e 500 Nm.

A Volkswagen está a trabalhar no desenvolvimento de versão nova do Golf R para comemorar os 25 anos da estreia da designação que apresenta nos automóveis mais desportivos da gama e que será, também, o último exemplar da “espécie” antes da eletrificação integral do compacto.
De acordo com diversas fontes, a “saída de cena” do Golf R far-se-á com motor de combustão interna, nomeadamente com a variante mais recente do quase mítico 5 cilindros com 2,5 litros, que será montado sob o “capot” do compacto da marca alemã pela primeira vez. No RS3 da Audi, esta mecânica com sobrealimentação turbo rende 400 cv e 500 Nm, e permite 0-100 km/h em 3,8 s (a velocidade máxima apresenta-se limitada eletronicamente a 250 km/h).

Uma vez que a informação ainda não é oficial, obviamente, desconhecem-se as características e as especificações definitivas tanto da versão do Golf como do motor, mas os responsáveis da Audi Sport, em diversas ocasiões, garantiram que o motor EA855 tem potencial por explorar, especulando-se sobre a possibilidade de mais potência e, também, sobre o recurso a uma tecnologia de eletrificação.
As emissões de CO2 encontram-se, naturalmente, entre obstáculos que precisam de ultrapassar-se, antecipando-se, por isso, a incorporação de novidades em termos de mapas de injeção e tratamento dos gases de escape – catalisadores e filtro de partículas. Já em termos de chassis, a Volkswagen também deverá propor novidades (direção, suspensão e travões).
O motor de 5 cilindros, outrora exclusivo da Audi, ganhou, recentemente, “casa” nova, pois também está disponível noutro desportivo do Grupo Volkswagen, o Cupra Formentor VZ5. Golf R novo em 2027…
Comentários