top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Primeiros pontos no Mundial

Atualizado: 18 de mar. de 2024

António Félix da Costa ganha primeiros pontos de 2024 (8) na ronda 4 da Época 10 do campeonato de monolugares elétricos, em São Paulo, no Brasil. McLaren, com o britânico Sam Bird, estreia-se a ganhar na categoria


António Félix da Costa passou pela frente da corrida

É a estreia a vencer da McLaren no Mundial de Fórmula E! E conseguiu-a com Sam Bird no Nissan e-4FORCE 04 da equipa inglesa, piloto que ganhou pela 12.ª vez na categoria, mas apenas a 1.ª desde a ronda 11 de 2021, em Brooklyn (Nova Iorque), nos Estados Unidos, quando o britânico representava a Jaguar.

 

Bird, de 37 anos, mudou de equipa da Época 9 para 10 e, hoje, ao 4.º ePrix do ano, acabou com um jejum muito prolongado (36 provas!), impondo-se na corrida com 34 voltas ao circuito com 2,933 km no Sambódromo Anhembi, na cidade brasileira que recebeu a Fórmula E pela 2.ª vez, após ultrapassagem incrível ao neozelandês Mitch Evans (Jaguar), ex-companheiro de equipa, com a bandeira de xadrez quase à vista. Originalmente, estavam planeadas apenas 31 voltas, mas intervenções do Safety Car (duas) obrigaram ao “prolongamento” imposto pelo regulamento.


Sam Bird e McLaren no comando

Sam Bird, de 37 anos, passa a figurar na 3.ª posição da lista de pilotos mais bem-sucedidos no campeonato de monolugares elétricos, com 12 vitórias, mais uma que Jean-Éric Vergne e menos uma que Sébastien Buemi e Lucas di Grassi. Facto: neste “top-4”, só o britânico nunca ganhou qualquer título na Fórmula E. Félix da Costa, no currículo, tem 8. Mitch Evans terminou em 2.º e Oliver Rowland (Nissan) em 3.º. Pascal Wehrlein (Porsche) combinou os 3 pontos da “pole position” com o ponto de bónus pela autoria da volta mais rápida do ePrix, mas teve de contentar-se com um 4.º lugar.

 

Também para o português António Félix da Costa, o campeão da Época 6, corrida positiva no Brasil. O piloto da Porsche, apenas 8.º na grelha de partida, até esteve no comando da ação durante algum tempo, mas acabou o ePrix em 6.º, devido ao sobreaquecimento da unidade de potência, consequência da temperatura (muito) elevada em São Paulo (mais de 35º!), um resultado que vale a soma dos primeiros pontos (8) em 2024.



Nick Cassidy (Jaguar) lidera o campeonato com 57 pontos – curiosamente, em São Paulo, o neozalendês colidiu com o muro do circuito e abandonou!… -, mais 4 que o alemão Pascal Wehrlein (Porsche). Félix da Costa, no Brasil, progrediu para 15.º. Por equipas, no topo da classificação, Jaguar 90 pontos e Porsche 61. A ronda 5 do Mundial de 2024 realiza-se no dia 30, em Tóquio, no Japão, cidade e país novos no mapa da Fórmula E.


Bonaça depois da tempestade?!

António Félix da Costa protagonizou início de temporada dececionante no Mundial de Fórmula E, abandonando no “pontapé de saída”, no México, devido a colisão, e terminando sem pontos os dois ePrix na Arábia Saudita (16.º no primeiro e 14.º no segundo). Esta tarde, em São Paulo, no Brasil, na ronda 4 do campeonato, o piloto português da Porsche foi 6.º, depois de arrancar de 8.º e até passar mais que uma vez pela frente da corrida.



Félix da Costa somou os primeiros pontos (8) do ano no Mundial de monolugares elétricos e, mesmo não igualando a classificação de 2023 na corrida brasileira do campeonato (4.º), disse-se satisfeito com o resultado. “Este ano, finalmente, tive um fim de semana positivo! Senti-me confortável com o carro e isso devolveu-me a confiança necessária para atacar. Claro que ambicionava mais e melhor, já que até passei pelo comando da corrida. Tenho de conversar com a equipa para ver a forma de progredirmos tanto na estratégia como na gestão da energia», afirmou o português, 9.º classificado no campeonato de 2023 e campeão no de 2020.

 

O regresso aos resultados positivos elevou a moral do piloto português. E percebe-se o otimismo: a época é muito longa e cumpriu-se apenas a 4.ª das 16 rondas no calendário). “Hoje, estou satisfeito. Sinto que a temporada está apenas no início e ainda podemos conseguir muitos pódios e algumas vitórias! O campeonato faz-se corrida a corrida», concluiu.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page