Taylor Barnard na DS Penske
- José Caetano

- 15 de set.
- 2 min de leitura
A Fórmula E, finalizada a Época 11 e cumprida a pausa para férias, encontra-se de regresso à atividade para preparar o Campeonato do Mundo de 2025-26 e o adeus ao Gen3 Evo introduzido em 2024-25 – já a terceira geração do monolugar elétrico entrou em ação na temporada de 2022-23. Na Época 13, apresentação do Gen4, e a promessa é de progressos na eficiência, na potência e na rapidez! A competição tem início confirmado para 6 de dezembro, no Brasil, com a quarta edição do ePrix de São Paulo, após testes oficiais no Circuito Ricardo Tormo Valência, Espanha, de 27 a 30 de outubro.

Na Época 12 da Fórmula E, muitas mudanças nas equipas e no plantel de pilotos. A mais recente é a contratação de Taylor Barnard pela DS Penske, para parceiro do alemão Maximilian Günther. Este anúncio quase (re)confirma a passagem de Jean-Éric Vergne para a Citroën Racing, que sucede à Maserati nas grelhas de partida de Mundial com 10 equipas (menos uma) e 20 pilotos (menos dois), devido à saída de cena da McLaren, que entregou a licença de participação à entidade promotora do campeonato, depois de não conseguir vendê-la. O companheiro do francês será o piloto neozelandês Nick Cassidy (ex-Jarguar) – e António Félix da Costa substitui-o na escuderia britânica, confirmando-se todas as informações de que dispomos há muitos meses.
Barnard, 21 anos, representava, precisamente, a McLaren. O britânico tem apenas 19 ePrix no currículo, mas protagonizou diversas exibições entusiasmantes depois da estreia no Mónaco-2024, na Época 10 em substituição de Sam Bird (lesionado). Na Época 11, o piloto acabou o Mundial na quarta posição, com 112 pontos, mais um do que António Félix da Costa (Porsche). O jovem de Norwich, Inglaterra, ainda ambiciona a primeira vitória, mas já soma cinco pódios (quatro terceiros lugares e um segundo), duas “poles” e, ainda, uma volta mais rápida. Já o compatriota Sam Bird, 38 anos, depois de competir nas primeiras 11 temporadas da Fórmula E, está à procura de alternativa(s) para a carreira fora deste campeonato.

Théo Pourchaire (e Nick Cassidy) na Peugeot Sport
Nas equipas que trabalham na “órbita” da Stellantis Motorsport, novidades, ainda, na Peugeot Sport, que compete no Mundial de Resistência (WEC), com dois 9X8: o francês Théo Pourchaire, 22 anos, que já desempenhava o papel de piloto de teste e reserva, é o sucessor de Stoffel Vandoorne no hipercarro #94, que partilhará com o compatriota Loïc Duval e o dinamarquês Malthe Jakobsen na corrida final do ano (8 de novembro), as 8 Horas do Bahrain. O contrato do belga expira nas 6 Horas de Fuji, Japão, no próximo dia 28.
Pourchaire, campeão da Fórmula 2 em 2023, integrava a equipa júnior da Sauber e não conseguiu a promoção à Fórmula 1 e também falhou a adaptação ao IndyCar, em 2024, com a Arrow McLaren. Em 2025, o francês representa equipa portuguesa (Algarve Pro Racing) na categoria LMP2 do European Le Mans Series. Desconhece-se, ainda, os nomes dos pilotos da Peugeot para o WEC-2025, mas Nick Cassidy, o neozelandês contratado pela Stellantis Motorsport à Jaguar para integrar a Citroën Racing na Fórmula E, tem participação confirmada no Mundial de Resistência.



















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