VW fecha fábrica na China
- João Isaac
- 14 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jul.
Infraestrutura industrial que a marca alemã detinha na China com a parceira local SAIC já não está a produzir quaisquer automóveis.

A Volkswagen encerrou, pela primeira vez, uma fábrica na China. De acordo com a notícia avançada pelo website electrive.com, a unidade de produção de Nanjing, detida pela marca de Wolfsburgo e pela parceira SAIC, já não está a fabricar novos automóveis. A produção está agora a ser deslocada para outras instalações relativamente próximas.
Recorde-se que na fábrica de Nanjing eram maioritariamente produzidos modelos equipados com motores de combustão, modelos como o Volkswagen Passat e o Skoda Superb. Durante o ano passado tinham já surgido os primeiros indícios de que este encerramento poderia vir a acontecer, tal como anunciado pela publicação Handelsblatt. Recentemente, a informação foi, no entanto, confirmada pelo Grupo VW à publicação Automobilwoche.

De acordo com a notícia, a proximidade da fábrica ao centro urbano, bem como a baixa procura pelos modelos ali fabricados, conduziu a esta decisão. A elevada densidade populacional daquela região e as complexas ligações logísticas também o motivaram. A fábrica de Nanjing esteve poucos anos ao serviço, tendo sido colocada em operação num passado recente, em 2008, com uma capacidade de produção anual de cerca de 360 mil automóveis.
Porém, mesmo sem operações de produção em Nanjing, a Volkswagen ainda conta com cerca de 40 fábricas de automóveis e de respetivos componentes na China, cuja capacidade de produção excede, atualmente, a procura. A produção dos modelos Passat e Superb deverá ser transferida para Yizheng, a cerca de 70 quilómetros de distância de Nanjing, mas, de acordo com o anunciado, ainda não se sabe quantos dos 2.500 funcionários também serão transferidos para a nova fábrica.
Comentários