China: mais BEV, menos PHEV
- João Isaac
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Na China, só durante em julho, venderam-se mais de 1,25 milhões de carros novos da categoria (New Energy Vehicle), entre elétricos (BEV) e híbridos Plug-In (PHEV, número que representou menos do que em junho, mas mais do que mês homólogo de 2024.

A China encontra-se no topo dos maiores mercados automóveis mundiais desde 2009. Nesse ano, fim do “reinado” de 100 anos dos EUA (até 1909, de acordo com os registos disponíveis, França na primeira posição do pódio…). E os números das vendas de carros novos em julho, mesmo impressionando pouco, consolidaram o estatuto que ninguém contesta. Considerando apenas elétricos e híbridos Plug-In, os chineses compraram 1,262 milhões de viaturas!
Este número, na comparação com junho, representa travagem de 5% na procura de New Energy Vehicles (NEV), categoria que combina três tecnologias (elétricos, híbridos Plug-In e pilha de combustível) mas o “resultado” do frente a frente com julho de 2024 é muito positivo, por corresponder a crescimento de 27%.
De acordo com os números mais recentes da Associação de Fabricantes Automóveis da China, que também incluem os carros para exportação (cerca de 225.000 unidades), o crescimento da procura no mercado de NEV foi superior ao registo no mercado total, com os elétricos e os híbridos Plug-In a reivindicarem já uma quota de mercado de 48,7%. As exportações, comparativamente a julho de 2024, aumentaram 120%, com os NEV a representarem 40% do volume.
A BYD mantém o título de marca mais procurada, mas os 344.296 NEV registados em julho representaram uma quebra de 10%, comparativamente a junho.
No que respeita aos tipos de motorização, foram vendidos cerca de 811.000 carros elétricos a bateria, mais 47% do que em julho de 2024, mas menos 5,6% do que em junho de 2025. Já a procura de híbridos Plug-In registou um decréscimo de 4%, na comparação com os números do mês precedente, e uma progressão de 2,8%, relativamente a julho de 2024 (menor crescimento mensal desde janeiro de 2021, de acordo com o “site” CN EV Post).
Comments