top of page
Logotipo | e-auto

Toyota quer mesmo hidrogénio em Le Mans

A Toyota Gazoo Racing apresentou o GR LH2 Racing Concept, um protótipo de competição pensado para demonstrar o potencial do hidrogénio líquido nas provas de resistência. A estreia acontece no fim de semana das 24 Horas de Le Mans deste ano, entre 13 e 15 de junho, precisamente, no circuito de La Sarthe, em França.



Como parte dos seus esforços para fabricar automóveis cada vez mais amigos do ambiente, a Toyota utiliza o desporto automóvel como ponto de partida para desenvolver conceitos novos, com o GR LH2 Racing Concept a ser o exemplo mais recente dessa filosofia.


Depois de já ter ensaiado a tecnologia de motores alimentados a hidrogénio noutras modalidades, como no Super Taikyu com um Corolla (inicialmente com hidrogénio gasoso e, mais tarde, com hidrogénio líquido, desde 2023), a Toyota Gazoo Racing dá agora mais um passo na sua estratégia, com o hidrogénio líquido a ser utilizado como combustível para o protótipo GR LH2 Racing Concept, aproximado do seu modelo que compete atualmente no Mundial de Endurance (WEC).

 

Com efeito, baseia-se no GR010 Hybrid da categoria principal do WEC, a Hypercar, promovendo dessa forma um elo de ligação entre o presente e o futuro do automobilismo, com a marca japonesa empenhada em manter o desenvolvimento desta tecnologia para o futuro. O GR LH2 Racing Concept irá apoiar o desenvolvimento contínuo da tecnologia e infraestrutura de hidrogénio da Toyota.



A estreia pública decorreu esta semana no Circuito de la Sarthe, onde está exposto na H2 Village, área de exposição dedicada aos modelos e soluções de hidrogénio, durante a 93.ª edição das 24 Horas de Le Mans, que irá decorrer até 15 de junho.

 

O evento deste ano serve ainda de comemoração para a Toyota, já que celebra o 40.º aniversário da primeira participação da marca japonesa em Le Mans, na sequência da introdução de uma combinação única de desenhos de pintura. A este respeito, o #7 GR010 Hybrid de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries apresenta pintura de homenagem vermelha e branca inspirada no icónico TS020 que participou em 1998, ao passo que o GR010 Hybrid #8, conduzido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, tem a decoração atual, com pintura em preto mate construída em torno de um logótipo GR.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page